30 de out de 2011

Vlan Shutdown versus Vlan Suspended


Qual a diferença entre usar os comandos shutdown e state suspended numa vlan ???

Esta discussão surgiu na última aula do curso CCNP Switch que estou ministrando no SENAC Consolação.Quando usamos o comando abaixo:

R1(config)# vlan 10
R1(config-vlan)# shutdown

Todas as interfaces associadas com aquela vlan ficam inativas, mas isto tem apenas escopo local. Imagine que este Switch seja um VTP Server com vários Switches VTP clients abaixo dele. É possivel "suspender" uma vlan e propagar este estado via links de trunk através do anúncios do protocolo VTP usando o comando abaixo:

R1(config)# vlan 10
R1(config-vlan)# state suspended

Como os Switches client não podem entrar na vlan 10 e mudar seu estado, somente o Switch VTP Server poderá reativar a vlan 10 usando:

R1(config)# vlan 10
R1(config-vlan)# state active

Lembrando que é possivel deixar uma vlan shutdown a suspended ao mesmo tempo.Agora, é só montar um cenário e testar os comandos (use show vlan brief para conferir o estado das vlans)

Have Fun !

2 comentários:

BsA disse...

Oi Adilson... Cara sempre leio seu blog, Parabéns pelo blog... Estou estudado para o CCNP, Iniciei pelo Switch e em duvida sobre alguma ferramenta para simular o switches... Me da uma dica ai?! Valeu
Bruno

Adilson Florentino disse...

Ola Bruno,

Dê uma olhada no tutorial sobre o L2 IOU que o pessoal do BrainWork Blog escreveu: http://www.brainwork.com.br/blog/2011/09/17/l2l3-iou-rack-laboratrio-cisco-em-casa/

Sucesso !

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails