29 de dez. de 2011

VTP versão 3 - o retorno ???


Nova versão do protocolo proprietário da Cisco promete resolver velhos problemas. Será que vai pegar ???

O Virtual Trunking Protocol é um velho conhecido daqueles que estudaram e estudam para o exame CCNA. As versões 1 e 2 do protocolo trazem um problema de segurança muito temido: Qualquer novo Switch colocado no domínio que tenha um número de revisão maior do que o número atualmente usado pode sobrescrever o database de todos os Switches, independente deles estrem em modo Client ou Server.

Pois bem a versão 3 do VTP resolve este problema definindo um único Servidor Primário capaz de editar o vlan database do dominio. É possivel manter Servidores secundários mas estes só servem de backup para o primário mantendo as configurações na NVRAM.

Além disso, a versão 3 do VTP consegue propagar outros tipos de databases como instâncias de Multiple Spanning Tree (STP) e configurações de Private VLANs, coisas que o VTP até então não era capaz de fazer.

Esta versão do protocolo na verdade já não é tão nova, criada originalmente para CAT OS, foi portada para os IOS da familia 6500 e agora finalmente está disponivel para plataformas mais baixas como 3750, 3560 e 2960.

É um assunto não muito discutido e que não é cobrado nem no exame CCNP Switch, mas creio que é interessante revirar o cisco.com a procura de maiores informações sobre o VTP version 3.

Have Fun !!!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails