28 de mar de 2011

Algoryhme by Radia Perlman

Radia Perlman, a criadora do Spanning-Tree, escreveu um poema enquanto desenvolvia o famoso protocolo que evita loops em camada 2 ...

Para aqueles que acham que lugar de mulher é na cozinha e que não há nomes importantes de mulheres em TI, saibam que Radia Perlman, além de cientista da computação, também é poeta e explica de forma ludica o funcionamento do protocolo:
Confiram a "Algorima" do poema de Perlman:

Algorhyme

I think that I shall never see
A graph more lovely than a tree.
A tree whose cru­cial prop­erty
Is loop-​​free con­nectiv­ity.
A tree that must be sure to span
So pack­ets can reach every LAN.
First, the root must be selec­ted.
By ID, it is elec­ted.
Least-​​cost paths from root are traced.
In the tree, these paths are placed.
A mesh is made by folks like me,
Then bridges find a span­ning tree.

—Radia Perlman

Fonte: http://etherealmind.com/algorhyme-radia-perlman

26 de mar de 2011

Cursos Cisco para os próximos meses

Sigam-me no Twitter e recebam informações sobre os próximos cursos Cisco em apenas 140 toques ... A partir do mês de abril teremos uma intensa agenda de treinamentos com excelentes oportunidades para os candidatos a Certificações Cisco: Preparatório para a Certificação CCNA --> Curso presencial que será ministrado pelo Instrutor Sandro Leite aos sábados, das 9:00 as 18:00, nos Laboratórios da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Confiram em: http://www.cidadesp.edu.br/pos/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=308&pg=8 CCNA Security Power WorkShop - Voltado para interessados nas carreiras de Segurança da Cisco e que tenham interesse em prestar o exame 640-553 IINS Implementing Cisco IOS Network Security. Maiores informações: http://websecforum.com.br/treinamentos-2/ccna-security-power-workshop/ Além dos cursos CCNP On-line que são ministrados em parceria com o Marco Filippetti no blog ccna.com.br, pretendo lançar em breve turmas presenciais na UNICID para moradores de São Paulo - Capital. FIQUEM LIGADOS !!! Sigam-me no Twitter e recebam maiores informações sobre os próximos cursos Cisco em apenas 140 toques: http://www.twitter.com/adfloren

Microsoft foge da Implantação do IPv6


Microsoft paga US$ 7,5 milhões por bloco de endereços IP da Nortel. Transação seria uma forma da companhia se proteger contra uma possível falta de endereços IPv4 no mercado mundial ...

Existe uma expectativa de que, até o final de 2011, não existam mais endereços IPv4 disponíveis no mercado mundial. Por consequência, começa a existir uma valorização dos poucos IPs desse tipo que ainda restam.

Um dos principais exemplos desse movimento foi protagonizado pela Microsoft. Segundo um documento emitido pela justiça dos Estados Unidos, divulgado pelo blog Domain Incite, a companhia adquiriu um lote de 666.624 endereços IPv4 da Nortel Networks – que está desde 2009 em um processo de proteção contra falência –, por US$ 7,5 milhões.

Sobre o alto valor praticado na transação, uma das justificativas seria que, além de uma falta de endereços IPv4, existem diversos custos e riscos associados com a migração para o IPv6.

Em uma recente coletiva de imprensa, o responsável pelos recursos de numeração da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) - entidade que distribui os endereços IP -, Raul Echebberria, admitiu que existe a possibilidade de criação de um ‘mercado negro’ para venda de IPv4, por conta dessa migração.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/microsoft_paga_us_75_milhoes_por_bloco_de_enderecos_ips_da_nortel

17 de mar de 2011

Desafio IPv6


Vc tem boa memória ??? Memorize um IPv6 em 20 segundos e concorra a um IPad ...

Fico imaginando o suporte técnico de algum provedor de acesso a Internet testando a conexão de um usuário com um mero comando ping com IPv6, haja memória para guardar 128 bits, mesmo escritos em hexadecimal.

A InfoBlox lançou uma promoção muito interessate: Memorize um endereço IPv6 e concorra a um IPAD. Veja se vc tem mesmo boa memória clicando aqui.

15 de mar de 2011

Conheça os 25 principais problemas de rede.


Pessoal, hoje recebi do meu amigo Marcos de Bona (Especialista em Projetos de Redes do Bradesco) um guia com os "25 Top Network Problems and their Business Impact" achei muito interessante e resolvi compartilhar...

Segue abaixo 10 dos 25 Principais Problemas de Rede, segundo a empresa Inflobox:

  1. Configuração não salva
  2. As configurações salvas não atendem às políticas da empresa
  3. Excesso de regras de firewall; entradas de ACL não utilizadas
  4. Contagem de conexões de firewall excedida
  5. Downloads indevidos
  6. Tráfego congestionado nas interfaces de roteadores
  7. Problemas de link e estabilidade
  8. Limites do ambiente excedidos
  9. Crescimento da utilização de memória dos roteadores
  10. Configuração da largura de banda da serial incorreta
...

Veja os demais problemas no esquema abaixo, na íntegra:

Clique na figura acima para ampliar.

Um abraço,
Sandro Leite.

Muitos Livros Cisco para Download


Baixe aqui mais algumas dezenas de PDFs de livros Cisco para ampliar sua Biblioteca Virtual ...

Recebi este link hoje de manhã do Fabricio Araujo Lopes da Costa, o maior "caçador de PDFs" que eu já conheci. Alguns títulos são um pouco antigos, mas tem muito material bom neste link.

Obrigado Fabricio por compartilhar !

Grande Abraço !!!

12 de mar de 2011

Cisco USB Console Ports!?



Por anos eu estive pensando, quando a Cisco poderia ativar as portas USB em seus dispositivos. Eu tenho esperança de que logo todos os tipos de funcionalidades USB para roteadores, switches e firewalls Cisco sejam implementadas, mas esse processo está sendo muito lento. Não seria legal se você pudesse conectar a uma mini de dispositivos USB a um roteador Cisco para continuar a lista de coisas incríveis você poderia fazer? Cisco começou a colocar portas mini-USB nos seus aparelhos para permitir a conectividade de porta console.


Você vai precisar de:
1) Um dispositivo que usa esse tipo de porta USB Tipo B
2) Uma USB tipo A para 5 pinos cabo mini-Tipo B

Um outro alerta é que os dispositivos Cisco ainda estão vindo com o tradicional console RJ-45 portas. Você pode usar ambas as portas, mas apenas um irá permitir comandos a serem inseridos. Parece que a porta USB supera o porta RJ-45. É como a porta USB é o padrão do console. Uma vez que a porta USB tem precedência sobre a porta RJ-45, então você vai querer definir o tempo limite de inatividade para a porta USB para que se está desconectado que a porta RJ-45 podem tornar-se ativo novamente. Isso é feito com o seguinte comando:

Switch# configure terminal
Switch#(config)# line console 0
Switch#(config-line)# usb-inactivity-timeout 30

Eu acredito que o comando usb-inactivity não é suportado em roteadores da série 2900. Para restaurar a conectividade USB console porta depois do tempo limite, então você terá de desligar e voltar a conectar na porta USB para reativar a conexão da porta USB do console.

Por motivos de segurança você pode querer desativar essa porta USB. Neste caso, você pode configurar o dispositivo para permitir apenas a conectividade com o console porta RJ-45. Isto pode ser feito com o seguinte

Switch# configure terminal
Switch(config)# line console 0
Switch(config-line)# media-type rj45

Quando conectado à porta USB de um roteador ISR G2 fui solicitado para o método de console mesmo login configurado para "line con 0". Portanto, não há necessidade de se preocupar com a segurança das portas USB do console a menos que você não tenha configurado a segurança adequada para a sua linha de porta serial do console. Em outras palavras, você não precisa especificar AAA para a porta USB. Ele simplesmente usa a estratégia definida para a mesma AAA "line con 0", tanto para o RJ-45 interfaces serial e USB.

Agora, a partir do que eu posso dizer, os únicos dispositivos que podem usar essa interface USB especial como uma porta de console são os routers ISR G2 (1900, 2900s, 3900S, 5500 controladores sem fio, 3750-X, 3560-X, e Switches 2960-S).

Alguem sabe de algum outro produto da Cisco trabalhando com portas Console USB?

Conhecem algum outro fabricante a aplicar portas console USB?

Quer um conselho? Coloque no seu "Kit de sobrevivencia na selva" um cabo USB.


Fonte: NETWORKWORLD

10 de mar de 2011

642-832 - TSHOOT ... PASSEI !!!


Hoje prestei a Prova de TroubleShooting, uma Prova bem diferente do que estamos acostumados em termos de Exames Cisco ...

Como eu havia prestado as Provas de ISCW e ONT para renovar meu CCNP, ainda não havia encarado a TSHOOT e resolvi aproveitar o Feriado de Carnaval para ralar e prestar o Exame.

Foram 39 questões em 01:35 minutos (na verdade, 02:05 pois a Prova em Inglês dá mais 30 minutos para os não nativos). Destas, 2 questões de múltipla escolha, 1 questão com Drag and Drop e nada menos que 12 Trouble Tickets, usando o mesmo super mega hiper cenário.

Cada um dos 12 TSHOOTs faz 3 perguntas básicas:

Qual dispositivo está causando o problema ?
Qual a tecnologia envolvida ?
O que fazer para corrigir o problema ?


Um detalhe importante: VC NÃO CONFIGURA NADA !!! Isso mesmo, na verdade, vc não consegue entrar nem no modo de configuração global. A idéia é usar traceroute, ping, shows e debugs para identificar os problemas e responder os Trouble Tickets, que são questões de múltipla escolha.

A Cisco mantém uma demo para que os candidatos conheçam o formato do exame de TSHOOT, confiram em: http://www.cisco.com/web/learning/le3/le2/le37/le10/tshoot_demo.html

Os TSHOOTs não são tão complexos: interfaces em VLANs incorretas, falta de Trunk, VLAN-Filter, HSRP, erros de configuração no NAT, Port-Security, Trunk Allowed, problemas com Roteamento EIGP, OSPF, Redistribuição, vizinhança eBGP, Configuração EIGRP, Access-List e Autenticação OSPF.

Demorei quase 15 minutos no primeiro TSHOOT e pensei que iria estourar o tempo, depois peguei o fio da meada e terminei faltando 20 minutos. O que mais me chamou a atenção no Exame foi:

Trouble Tickets baseados num mesmo cenário, com pequenas variações, 90% dos enunciados pediam para checar a conectividade entre uma máquina cliente e um Servidor Web a 6 saltos de distância, onde tudo pode acontecer. Ficam disponiveis as topologias de camada 2, camada 3 IPv4 e camada 3 IPv6 para consulta.

Outra grande diferença é que os Trouble Tickets podem ser feitos em qualquer ordem e, enquanto vc não clicar em Done, pode voltar a alterar as respostas das questões anteriores do Trouble Ticket atual (é claro que, fechando o Trouble Ticket, não se pode mais voltar nem alterar as repostas).

Material utilizado para Estudo:
TroubleShooting and Maintaining Cisco IP Networks - Foundation Learning Guide (material oficial do NetAcad - CCNP v. 6.0)

http://www.networktut.com/a-guide-for-the-tshoot-exam--> Site com dicas e exemplos de questões. Há também um cenário da Prova montado com Packet Tracer 5.3 onde se pode emular quase tudo (menos HSRP e VLAN Access-Map).

Baixem o Cenário para ter uma idéia do tamanho da encrenca em:

http://www.networktut.com/download/TSHOOT_LAB.pkt

Em julho, aguardem, curso On-Line de CCNP TSHOOT em parceria com o Marco Filippetti !

Grande abraço !!!

9 de mar de 2011

Free Cisco Labs


Labs para candidatos a CCNA, CCNP e até CCIE. Treine RIP, OSPF, EIGRP, BGP, Switching e muito mais ...

Mais uma opção para quem procura Labs para treinar para os Exames da Track de Routing & Switching da Cisco. O Layout vermelho do site chama muito a atenção e o conteúdo parece ser muito bom.

Confira em: http://freeciscolab.com/

Fonte: Jeferson Palma, no Fórum do blog ccna.com.br

packettracernetwork.com


Site com Dicas, Tutoriais e Labs prontos para quem quer usar o Packet Tracer como ferramenta de estudo para se preparar para os exames CCNA e CCNP ...

A cada nova versão o Packet Tracer vem se superando, com suporte a várias features de segurança e IP Telephony. Para os interessados em saber mais sobre esta ferramenta, vale a pena visitar o site packettracernetwork.com e conferir os arquivos .PKT e PKA disponiveis por lá.

Have Fun !!!

7 de mar de 2011

IOS Free para Estudo


Blog EtherealMind reabre Petição On-line para solicitar a Cisco uma versão free de IOS para estudo. Participe !!!

Conforme o André Ortega publicou no BrainWork Blog no mês passado, Greg Ferro, do EtherealMind, está pedindo que todos os que assinaram sua Petição no ano passado voltem a assinar. Para aqueles que não participaram, eis ai uma excelente oportunidade para colaborar.

Greg criou uma petição, uma espécie de abaixo-assinado eletrônico, solicitando a Cisco que libere uma versão educacional do IOS para que esta possa ser usada sem nenhum problema de direitos autorais por qualquer interessado. Segundo ele, houve um problema técnico no Blog e mais de 1200 assinaturas foram perdidas :(

Lembrando que para usar o Dynamips/GNS3, é necessário um IOS real. Já trabalhei para Instituições que deixaram de usar estes emuladores simplesmente por que sua politica não permite o uso de softwares piratas. Uma versão educacional resolveria uma série de problemas legais para o uso e aprendizado do IOS.

Participe:
http://etherealmind.com/cisco-ios-petition-reloaded/

Monte a Configuração Desejada


Ferramenta disponivel no site da Cisco auxilia na criação da configuração de hardaware sob medeida para as suas necessidades.

O Dynamic Configuration Tool verifica a compatibilidade de hardware e Software através de menus que permitem ao usuário selecionar qualquer item de uma imensa lista de materiais, a qual contém o part number de cada componente escolhido.

Confira em: https://apps.cisco.com/qtc/config/html/configureHomeGuest.html

4 de mar de 2011

Certificação em IPv6 - Gratuita!




Alguém entre nós é “certificado” em IPv4? Pois é, até nisso o IPv6 tem algo de novo... Já foi criado o primeiro serviço gratuito de certificação em IPv6 pela pioneira HE Internet Services.
A HE é uma empresa norte americana situada na Califórnia, e com negócios nas áreas de Backbone de Internet, Colocation, Conexões de Internet Diretas, etc. Eles rodam múltiplos OC192s, OC48s, e Gigabit Ethernet pelo mundo.
Além disso, eles funcionam como PTTs, Tunnel Broker e, o mais nos interessa (e é o motivo deste post!), eles criaram uma Certificação em IPv6!
O objetivo do HE é certificar a habilidade de configurar o IPv6, e validar a configuração IPv6 dos nossos servidores.
Através do conjunto de testes do site, você será capaz de:
  • Provar que você tem conectividade IPv6
  • Provar que você tem um servidor web funcionando em IPv6
  • Provar que você tem um endereço de e-mail IPv6 funcionando
  • Provar que você navega por DNS IPv6
  • Provar que você tem um DNS reverso IPv6 para o servidor de email funcionando
  • Provar que você tem servidores de nomes com endereços IPv6 que podem responder a consultas via IPv6
  • Provar seu conhecimento sobre tecnologias IPv6 através de testes rápidos e fáceis.

Nesta certificação, você também vai poder mostrar que está familiarizado com os seguintes conceitos IPv6:

Formato dos endereços IPv6
Registros AAAA
DNS reverso para o IPv6
Endereço localhost IPv6
Rota padrão IPv6
Prefixo IPv6 utilizado em documentação
Prefixo IPv6 para link local
Prefixo do multicast IPv6
Como fazer um ping IPv6
Como fazer um traceroute IPv6
Prefixos IPv6 mais comuns, como /64 /48 e /32
... e muito mais!

Os usuários dizem que o serviço de certificação gratuita em IPv6 do Hurricane Eletric é ao mesmo tempo divertido e educativo.
A idéia é proporcionar a todos nós um algo a mais depois do primeiro ping6 (comando ping em IPv6) !!!


No lado direito do site tem uma série de links interessantes sobre o assunto:
Certification
Tunnelbroker
Free DNS
BGP Toolkit
Forums
FAQ
Video Presentations
IPv6 Blog Posts
Usage Statistics
Tunnel Server Status
Network Map
Looking Glass (v4/v6)
Route Server (telnet)
Global IPv6 Report
IPv6 BGP View

O projeto chama-se Hurricane Electric Free IPv6 Certification e está disponível no site: http://ipv6.he.net/certification.
Depois que vocês se cadastram, ele manda um email com seu usuário e uma senha provisória.

O Adilson me falou que vai tirar o Carnaval para ficar fera no assunto... E vocês?
Vejam abaixo, eu já estou no nível Newbie hehehe.

IPv6 Certification Badge for sandroleite

Um abraço,
Sandro Leite.

3 de mar de 2011

The Internet Protocol Journal


Cisco oferece um jornal bimestral com atualidades sobre o mundo de Redes. Confira e assine a publicação NA FAIXA ...

O IPJ - Internet Protocol Journal - oferece uma série de artigos (em inglês, é claro !) sobre diversos temas ligados ao mundo de Redes. A última edição, que data de dezembro de 2010, trata dos temas Emergency Services e Integrating Core BGP/MPLS Networks

Para fazer a inscrição, basta acessar o link: www.cisco.com/ipj e clicar em "Subscriber Services". É possivel também fazer o download das edições anteriores em PDF.

Fonte:
Postado por fagnerjesus no Forum do Blogccna.com.br.

2 de mar de 2011

Teste seus conhecimentos de Redes na Prova do ENADE


Prova do ENADE avalia nivel dos alunos de Cursos de Tecnologia em Redes de Computadores, e é uma boa oportunidade para ver o quanto vc realmente manja do assunto ...

Em 2011 o ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, volta a ser aplicado para medir o nível de conhecimento dos alunos que estão entrando ou saindo de cursos superiores de Tecnologia em Redes de Computadores.

O Exame tem fama de puxar bem nas questões que exeigem raciocinio lógico do aluno e eu acredito que seja uma excelente oportunidade para candidatos a certificações como o CCNA testarem seu grau de conhecimento.

O último exame do ENADE cobrando temas específicos de Redes ocorreu em 2008, segue abaixo o Exame e o Gabarito do mesmo.

Se vc prestasse essa Prova hoje, como se sairia ???

Divirtam-se:
Prova

Gabarito

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails