7 de nov. de 2012

Entendendo os Timers do RIP


Entenda como a configuração dos Timers Basic do RIP influencia no tempo de convergência deste protocolo.

Que o protocolo RIP envia atualizações periódicas a cada 30 segundos é público e notório, mas gerlamente pouca atenção damos aos demais timers que são responsáveis pelo tempo de convergência gasto pelo RIP para inserir ou remover entradas na tabela de rotas.

Ao usarmos o comando show ip protocols em um roteador com o protocolo RIP ativado, podemos encontrar 4 timers diferentes, todos medidos em se:

Update: A cada 30 segundos as rotas são anunciadas para o roteador vizinho

Invalid: Após 180 segundos sem uma nova atualização, uma entrada é marcada como possivelmente Down

Holdown: Em seguida, o RIP coloca a rota em Holdown (ignora qualquer atualização referente a esta rota)

Flushed: Após 240 segundos, finalmente a rota é excluida da tabela.

Estes Timers podem ser alterados, mas, em todo caso, parece muito tempo, não é mesmo ?

Com os Timers Padrão, uma rota demora 3 minutos para ser considerada inválida e colocada em holdown e mais 4 minutos para ser definitivamente excluida, ou seja, uma rota pode demorar até 7 minutos para ser excluida da tabela.

Por quê tanto tempo ? Os valores padrão dos Timers levam em conta que a rede pode ter até 15 roteadores em cascata (lembre-se, 16 saltos é inalcançavel).

Fazendo conta de padeiro: 15 saltos a 30 segundos a cada salto equivalem a 7,5 minutos de espera para que uma rota se propague de uma ponta a outra.

Faça os testes, baixe aqui a topologia com os 15 saltos do RIP, se vc colocar a s2/0 do R1 como passive-interface, R1 vai demorar 3 minutos para marcar a rede 192.168.1.0 como possivelmente down mais 4 minutos para expurgar a rota definitivamente de sua tabela.

Quando isto ocorre, cada roteador deve informar ao seu vizinho de que a rede está inalcançavel.

PS: Não dê shutdown na F0/0 em R1, isto faria com que uma Triggerd Update fosse propagada para todos os vizinhos e os Timers não seriam vistos.

Have Fun !!!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails