24 de dez de 2012

Feliz Natal !!!


Um Feliz Natal e um 2013 repleto de realizações são os mais sinceros votos do NetFindersBrasil para todos os seus leitores.

Saúde, paz, properidade, que todos os seus sonhos se realizem.

2013 promete ser um ano de muitas novidades aqui no Blog. Para começar, temos planos de migrar para www.netfindersbrasil.com.br e ampliar a Lista de Colaboradores a fim de proporcionar a vc, amigo leitor, um maior e mais variado conteúdo sobre temas ligados e Redes de Computadores e Telecomunicações.

Fiquem ligados e confiram todas estas novidades, mas não deixem de aproveitar as Festas de Fim de Ano com os seus !

Grande Abraço !

21 de dez de 2012

Cisco quer vender sua linha de Roteadores Linksys ?


A Cisco teria contratado o Barclays, gigante britânico do setor bancário, para ajudá-la a encontrar um comprador em potencial para sua divisão Linksys, que produz roteadores para acesso à rede de internet sem fio em casas e escritórios, segundo informa a Bloomberg.

A unidade deverá despertar o interesse de muitas empresas produtoras de televisores, que buscam um equipamento conhecido e confiável de roteador para integrar em seus modelos de Smart Tvs. No entanto, a Bloomberg informa que o valor da Linksys deverá ficar abaixo dos US$ 500 milhões (R$ 1 bilhão) - mesmo valor pago pela Cisco em 2003 -, já que a divisão possui um negócio maduro e com margens baixas.

O plano de venda da Linksys faz parte da estratégia da Cisco de se afastar ainda mais do mercado de consumo e focar suas atenções em soluções de software empresarial e outros serviços de tecnologia. Além da Linksys, a empresa norte-americana também trabalha com outras divisões de consumo como a Scientific Atlanta, que cuida da produção de set-top-boxes, e a NDS Group, fabricante de software para canais pagos de televisão.

Em abril deste ano, a Cisco anunciou a reestruturação do seu negócio de consumo, incluindo o fechamento do negócio da câmera de vídeo Flip. E no mês seguinte, a empresa também anunciou uma mudança em seu modelo de negócio, com o objetivo de focar mais o cliente e simplificar suas operações.


Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/cisco/Cisco-contrata-banco-para-ajuda-la-a-vender-divisao-de-roteadores-sem-fio/#ixzz2FgOKAvXT
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Fonte: http://canaltech.com.br/noticia/cisco/Cisco-contrata-banco-para-ajuda-la-a-vender-divisao-de-roteadores-sem-fio/

20 de dez de 2012


Brasil é um dos países escolhidos para veicular anúncios com o slogan “Tomorrow starts here”

A Internet tem apenas 8.000 dias de idade. 2.5 bilhões de pessoas e 37 bilhões de coisas estarão conectadas à Internet até 2020. E a Cisco acredita que isto é apenas o começo: 99% das coisas no mundo físico ainda estão desconectadas, prontas para serem despertadas para a internet. Para reforçar seu papel neste cenário, a Cisco acaba de lançar uma campanha mundial sobre a “Internet de todas as coisas” (Internet of Everything).

Os anúncios lançados simultaneamente no Brasil mostram como a companhia pode fazer a diferença ao realizar “novas conexões”, seja conectando pessoas, processos, dados e coisas, participando e interagindo da “Internet de todas as coisas” (Internet of Everything), desde equipamentos médicos, edifícios e até mesmo rodovias.

A campanha da Cisco, desenvolvida globalmente com a agência de publicidade Goodby Silverstein & Partners, e que está sendo executada no Brasil pela agência DM9, apresenta o slogan “Tomorrow starts here” (O Amanhã Começa Aqui).

A campanha no Brasil inclui anúncios na mídia impressa (jornais e revistas), rádio e mídia digital (sites, blogs e portais), além da presença em redes sociais, como Skype, Linkedin, Google e Facebook. Pela primeira vez, a Cisco também desenvolveu um aplicativo específico para acessar a campanha global por dispositivos móveis, incentivando a experiência do usuário com o tema central da campanha.

“Esse investimento na marca da Cisco no Brasil demonstra o comprometimento que a empresa tem com o país”, afirma Marco Barcellos, diretor de Marketing da Cisco do Brasil, que completa: “Estamos priorizando os meios digitais em função da própria mensagem e posicionamento da campanha, com foco na Internet de todas as coisas”.

Os investimentos na campanha começam agora no Brasil e seguem no decorrer do ano de 2013.

A Internet transforma. De novo.

“Quando a Internet surgiu há pouco mais de duas décadas, tudo mudou. Mas o que estamos prestes a ver faz isso ficar pequeno”, disse John Chambers, presidente e CEO da Cisco. “A ‘Internet de todas as coisas’ irá irromper em todos os tipos de indústrias. Isto significa novas oportunidades, novos negócios, novas experiências e novos serviços. E grandes oportunidades para pessoas, companhias e países".

O executivo ainda destaca que “a ‘Internet de todas as coisas’ exige uma rede distribuída centrada em aplicações e plataformas de computação e armazenamento que conectem as coisas e pessoas de maneiras que não eram possíveis – nem mesmo imagináveis - antes. E essa explosão de novas conexões depende de dispositivos habilitados em Internet Protocol (IP), de maior banda larga em todo o mundo, e de IPv6. Nossa rede oferece uma infraestrutura inteligente, gerenciável, e altamente segura que pode ser dimensionada para suportar bilhões de dispositivos conectados”.

Cisco no centro

“Nós amamos fazer mudanças acontecerem”, disse Blair Christie, vice-presidente e diretora de marketing da Cisco. “Está no nosso DNA. Os líderes de hoje querem parceiros que possam guiá-los através da mudança e capazes de moldar suas organizações para o futuro. Eles perguntam: como toda esta conectividade ajudará o meu negócio a crescer, a prestar melhores serviços e experiências, e abrir novas possibilidades? Bem, nós temos as respostas. A ‘Internet de todas as coisas’ vai transformar o modo como vivemos, trabalhamos, nos divertimos e aprendemos, e nós estamos bem no centro disso.”

Recursos adicionais:

• Baixe o aplicativo da Cisco, o Cisco App, para ativar a “experiência de realidade aumentada” em seu dispositivo móvel.
• Leia o blog do futurista-chefe da Cisco, Dave Evans e sua descrição de como o real valor da “Internet de todas as coisas” (IoE – Internet of Everything) está tanto na quantidade quanto na qualidade das conexões.
• Para acessar a nova campanha “Tomorrow starts here”
• Assista ao vídeo que mostra como a Cisco desperta o mundo com a “Internet de todas as coisas”.

Fonte: http://www.segs.com.br

13 de dez de 2012

PUTTY - Opções Avançadas


Post do Blog Pragas Digitais trás uma série de dicas para turbinar seu Emulador de Terminal.

Após o PUTTY ganhar disparado como o Emulador de Terminal mais utilizado pelos leitores do NetFinders, resolvi republicar um excelente Post do blog Pragas Digitais sobre esta ferramenta.

Confiram abaixo:

1 - Session
Close Window on exit (Fechar a Janela ao sair)


Essa opção controla se a janela do PuTTY deve ser fechada quando a conexão é encerrada. É interessante deixar marcada a opção "Only on clean exit", que fechará a janela apenas se a conexão for terminada de uma maneira "limpa", sem erros. Caso a conexão seja encerrada devido a algum erro, a janela permanecerá aberta e a razão da desconexão poderá ser conferida na própria tela ou através do Log de Eventos (PuTTY Event Log). O Log de Eventos é acessado clicando-se com o botão direito do mouse na barra de título da janela e selecionado a opção "Event Log".


As imagens acima mostram algumas entradas do Log de Eventos do PuTTY (que pode ser acessado a qualquer hora durante uma conexão, independente de haver acontecido ou não um erro). A segunda imagem mostra que foi tentada a autenticação por chave privada (uma delas sendo enviada pelo Pageant, e a outra pelo próprio PuTTY) sem sucesso. Depois mostra que foi utilizado um login interativo (Sent Password) com sucesso (Access Granted). Por fim mostra um redirecionamento local sendo criado (falarei sobre redirecionamento SSH mais a frente).

2 - Terminal -> Keyboard
The Function keys and keypad (teclas de função e teclado numérico)
Selecione a opção "Linux". Isso vai permitir que você utilize as teclas de função (F1 a F10) em alguns programas que as utilizam (como o htop, que é uma "evolução" do top).

3 - Terminal -> Bell
Set the stile of the bell (Selecione o estilo da campainha)
A campainha é um som produzido normalmente pelo alto-falante do computador, quando acontece algum erro (por exemplo, quando você tenta completar o nome de um comando com TAB e o sistema não encontra tal comando). Aqui podemos configurar como o PuTTY vai responder quando a "campainha tocar":


• None (bell disabled): Não faz nada
• Make default system sound: toca o som padrão do sistema (normalmente aquele "ding" do windows.
• Visual Bell (Flash Window): Campainha visual. Pisca a tela ao invés de tocar algum som. É a minha preferida, pois normalmente trabalho em equipamentos sem caixa de som, ou com elas desligadas (ou ainda tocando uma música) e em todos esses casos a campainha não passa desapercebida.
• Beep using the PC Speaker: utiliza o alto-falante do PC para produzir o som.
• Play a custom sound file: Permite selecionar um som para representar o toque da campainha. Nesse caso é necessário selecionar o toque no botão abaixo.
4 - Window -> Appearance
Adjust the use of the cursor (Ajuste do uso do cursor)
Configura a aparência do cursor. As opções são auto-descritivas: Block (bloco), Underline (sobrescrito) e Vertical Line (linha vertical). A opção "Cursor blinks", se marcada, faz o cursor piscar.
Font settings (Opções de Fonte): permite selecionar o tipo e o tamanho da fonte. Dispensa maiores comentários ...

5 - Window->Behavior
Adjust the behavior of the window title (Ajuste do comportamento do título da janela):
Por padrão, o título da janela de uma conexão é o "IP do servidor - PuTTY". Se você trabalha com várias janelas abertas (as vezes tenho umas cinco abertas simultaneamente), vale a pena setar esta opção. O texto colocado aqui vai aparecer na barra de título da janela, facilitando sua identificação.

6 - Window->Selection
Formatting of pasted characters (Formatação dos caracteres ao colar)
Se a caixa de seleção "Paste to clipboard in RTF as well as plain text" estiver selecionada, quando você selecionar (e portanto copiar) um texto colorido na janela do PuTTY, caso o programa em que você for colar o texto suporte o padrão RTF (Rich Text Format), como o MS-Word, por exemplo, o texto colado estará colorido, conforme o original.

7 - Connection->Data
Auto-login username (Nome de usuário para login):
Permite configurar um nome de usuário para ser enviado ao servidor. Evita a necessidade de ter que digitar sempre o nome de usuário e, se utilizado em conjunto com a autenticação por chave privada, permite automatizar completamente o processo de login.
Terminal-type string (String de tipo de terminal):
Permite informar o tipo de terminal (cliente) utilizado para conexão. O padrão é "xterm". Colocar como "Linux" resolve o problema do teclado numérico não funcionar dentro do vim.


Confiram o Post original em: http://pragasdigitais.blogspot.com.br/2009/01/configurando-o-putty-opcoes-avancadas.htm

11 de dez de 2012

Rumo ao CCNA Datacenter


Hoje prestei primeiro exame para obter a Certificação CCNA Datacenter - 640-911.

Missão cumprida - agora, que venha a 640-916 em 2013 ! ;)

Recentemente a Cisco anunciou a criação do CCNA Datacenter, paraq obter o título, é necessário passar em 02 exames:

640-911 - Uma Introdução a Tecnologia de Redes

640-916 - Uma Introdução a Tecnologia de Datacenter.

Apesar de praticamente não haver material disponível para estudo, além, é claro, do material usado nos Learning Partners para a realização dos cursos oficiais da Cisco, notei que o BluePrint do primeiro exame era bem parecido com o conteúdo do velho e tradicional CCNA de Routing & Switching.

Fui então com a cara e a coragem e constatei que era verdade. O primeiro exame cobra conceitos básicos do modelo OSI, conversão de números em base 2, base 10 e base 16, conceitos básicos de Hubs, repetidores, bridges, switches e roteadores e alguns conceitos introdutórios dos appliances Nexus 5000 e Nexus 7000.

Além disso, dois cenários para identificar problemas com STP, Vlans, trunks e afins, praticamente a mesma sintaxe utilizada no velho IOS, com algumas poucas mudanças.

O que pega mesmo é o segundo exame. Acredito que é uma opção para aqueles que querem renovar seu CCNA prestar o primeiro exame do Datacenter, pois ai o candidato já coloca um pezinho em outra pirâmide Cisco.

Até a próxima !!!

7 de dez de 2012

Formação de Instrutores CCAI


AINET - Associação dos Instrutores do Netacad, academia mantida pela CTT, está oferecendo um curso de Formação para Instrutores CCAI.

Para aqueles interessados em seguir carreira Acadêmica dentro do Cisco NetAcad, vale a pena conferir este curso oferecido pela AINET:

Formação de Instrutores CCAI

Objetivos

Permitir que profissionais da área de tecnologia tornem-se instrutores do programa Cisco Networking Academy e obtenham a certificação CCAI (Cisco Certified Academy Instructor).

Pré Requisitos

Já possuir a certificação Cisco CCNA ou comprovado conhecimento na área de redes de computadores.

Duração

4 Módulos - 2 sábados por módulo (9 às 18 hs - 8 hs semanais) totalizando 64 horas presenciais e 120 online.

Público-Alvo

Estudantes ligados a Tecnologia da Informação e Redes de Computadores; profissionais (professores e instrutores) que desejam atuar na área de educação das tecnologias de redes e obter a certificação Cisco.

Conteúdo Programático

O processo de formação de instrutores da AINET seguem as mais rigorosas exigências e sugestões de melhores práticas do programa Cisco Networking Academy, incluindo neste processo a capacitação técnica do instrutor, compartilhamento de recursos online, orientação na utilização da plataforma do programa e acompanhamento do instrutor na primeira turma ministrada.

A formação do Instrutor especificamente no CCNA Exploration é dividida em 04 módulos:

Fundamentos em Redes

Protocolos e Conceitos de Roteamento

Comutação LAN e Wireless

Acesso a WAN

Maiores Informações: http://www.ainet.com.br/ccai.php

PS: A data de início da turma anunciada no link já expirou, consulte a AINET com relação a novas turmas em 2013

6 de dez de 2012

Material Cisco para ler em seu Kindle


Nas próximas semanas a Amazon estará finalmente vendendo seu famoso e-reader Kindle no Brasil. Que títulos Cisco já estão disponíveis ???

Conforme pode ser confirmado em www.amazon.com.br, o Kindle passará a ser comercializado em poucas semanas no Brasil a um valor estimado de R$ 299,00. Tdo bem, ainda é o dobro do preço praticado lá fora, mas a culpa é dos nossos impostos aqui no Brasil.

Que titulos a CiscoPress tem disponíveis para serem lidos em um Kindle ?

São 14 títulos citados na página da CiscoPress que abordam os temas:

  • Security

  • IP Communications

  • General Networking

  • CCNA Certification

  • CCIE Certification

Agora, vai dar para devorar os títulos da CiscoPress Anywhere e AnyTime ! ;) Confira em: http://www.ciscopress.com/promotions/promotion.asp?promo=136856 Have Fun !!!

5 de dez de 2012

Leilão - Material Oficial - ICND1 e ICND2


Para angariar fundos para o FUNCERTI estou leiloando dois Kits do Material Oficial dos cursos ICND1 e ICND2. São 14 capitulos ao todo nos 2 cursos que são oferecidos em 2 módulos de 40 horas cada. O custo destes treinamentos está na casa dos R$ 4.000,00 cada em um Learning Partner como Multirede ou CTT.

Um excelente material de apoio para quem está se preparando para a Certificação CCNA !
São 14 capitulos ao todo nos 2 cursos que são oferecidos em 2 módulos de 40 horas cada. O custo destes treinamentos está na casa dos R$ 4.000,00 cada em um Learning Partner como Multirede ou CTT.

Há 3 dias atrás iniciei o leilão de dois kits com o material oficial dos cursos ICND1 e ICND2. O valor inicial foi de R$ 50,00 pelas 2 caixinhas e, no momento em que estou escrevendo este post, já estamos em R$ 80,00.

O material vale muito mais !!! O Learning Partner trás estas caixinhas de fora e paga, no mínimo, 200 doletas em cada uma.

Lembrando que todo o dinheiro será revertido para o FUNCERTI, uma iniciativa do Blog CCNA.COM.BR que visa custear a Prova de Certificação de estudantes carentes e que tem ambiciosa meta nesta ano de pagar nada menos do que 10 exames de Certificação

As ofertas podem ser feitas diretamente no Fórum do ccna.com.br

De quem será o próximo lance ?

Quem dá mais ?

Quem dá mais ?

Quem dá mais ?

Lances serão aceitos até as 20:00 do dia 08/12/2012 - próximo sábado


PS: O Frete não está incluso, quem arrematar terá este custo adicional


Segue acima foto dos Kits e abaixo o conteúdo dos mesmos:

Ementa - ICND1

1. Building a Simple Network

Exploring the Functions of Networking
Securing the Network
Understanding the Host-to-Host Communications Model
Understanding the TCP/IP Internet Layer
Understanding the TCP/IP Transport Layer
Exploring the Packet Delivery Process
Understanding Ethernet
Connecting to an Ethernet LAN


2. Ethernet LANs

Understanding the Challenges of Shared LANs
Solving Network Challenges with Switched LAN Technology
Exploring the Packet Delivery Process
Operating Cisco IOS Software
Starting a Switch
Understanding Switch Security
Maximizing the Benefits of Switching
Troubleshooting Switch Issues


3. Wireless LANs

Exploring Wireless Networking
Understanding WLAN Security
Implementing a WLAN
VoIP Requirements


4. LAN Connections

Exploring the Functions of Routing
Understanding Binary Basics
Constructing a Network Addressing Scheme
Starting a Cisco Router
Configuring a Cisco Router
Exploring the Packet Delivery Process
Understanding Cisco Router Security
Using Cisco SDM
Using a Cisco Router as a DHCP Server
Accessing Remote Devices


5. WAN Connections

Understanding WAN Technologies
Enabling the Internet Connection
Enabling Static Routing
Configuring Serial Encapsulation
Enabling RIP


6. Network Environment Management

Discovering Neighbors on the Network
Managing Cisco Router Startup and Configuration
Managing Cisco Devices

Ementa ICND2


1. Small Network Implementation



2. Medium-Sized Switched Network Construction

Implementing VLANs and Trunks
Optimizing Spanning Tree Performance
Routing Between VLANs
Securing the Expanded Network
Troubleshooting Switched Networks


3. Medium-Sized Routed Network Construction

Reviewing Routing Operations
Implementing VLSM


4. Single-Area OSPF Implementation

Implementing OSPF
Troubleshooting OSPF


5. EIGRP Implementation

Implementing EIGRP
Troubleshooting EIGRP


6. Access Control Lists

Introducing ACL Operation
Configuring and Troubleshooting ACLs


7. Address Space Management

Scaling the Network with NAT and PAT
Transitioning to IPv6


8. LAN Extension into a WAN

Introducing VPN Solutions
Establishing a Point-to-Point WAN Connection with PPP
Establishing a WAN Connection with Frame Relay
Troubleshooting Frame Relay WANs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails