13 de jul. de 2014

O que é ser um Engenheiro de Redes?

Além de projetar novas redes, o profissional precisa definir novas formas de funcionar para as redes já existentes.

Esta discussão foi iniciada no Fórum do Blog ccna.com.br e eu achei muito pertinente trazer o tema para cá.

Ao contrário do acontece aqui no Brasil, onde se pede o CREA para se comprovar a qualificação, ser Engenheiro de Redes é uma função e não uma formação específica no Exterior.Inclusive há renomados multiple CCIEs que atuam em grandes empresas lá fora e que não tem uma formação acadêmica tradicional.

Engenharia de Redes é diferente de Engenharia Elétrica ou mesmo Engenharia de Telecomunicações. Fazendo uma rápida pesquisa na Internet,encontrei apenas um curso chamado "Engenharia de Redes de Comunicação" oferecido pela Universidade de Brasília - UNB - que parece ter uma formação com aderência as atividades exercidas por um NetWork Engineer.

É um profissional que geralmente lida com Projetos de Rede,que visa não somente criar novas Redes como também otimizar o funcionamento de Redes já existentes, o que eu considero o maior desafio. Afinal de contas, é muito mais fácil montar um carro do zero do que consertar outro em movimento.

Com certeza é uma profissão que exige atualização constante. Antigamente,esperava-se que o profissional fosse um Especialista cujos conhecimentos fossem até a camada3eresolvesse apenas questões de Engenharia relacionadas a perda de pacotes, delay, jitter, etc.

Acontece que a área de TI mudou muito e hoje o NetWork Engineer deve transitar entre as 7 camadas do Modelo OSI. Esta estória de simplesmente dizer que "não é um problema de rede" não cola mais. Mesmo por quê nosso herói terá de provar por A + B que a culpa não está na infra e terá que conhecer um pouco das aplicações.

Escolher as ferramentas ideais para manter a gerência e a monitoração pró-ativa da Rede, homologar novos equipamentos e soluções propostas para ampliar ou alterar o fluxo de dados da empresa também são tarefas comumente atribuídas ao Engenheiro de Rede.

Num mundo em constante mutação não faltam temas para este profissional dominar: virtualização,cloud computing, byod, redes wireless, datacenter 3.0 são alguns dos temas que estão na Crista da Onda hoje em dia.

Tudo isto,é claro,tirando leite de pedra, propor a "solução custo/benefício", ou seja, fazer mais com menos. Nem sempre é fácil comprar uma Ferrari pelo preço de um Fusca mas o cara do Financeiro não entende isso. Muito menos o usuário final, que acha tudo lento e que mereceria usar algo mais "possante".

Para quem se interessa em ingressar na área, acho interessante dar uma olhada na entrevista abaixoa presentada pelo Guia do Estudante:

http://guiadoestudante.abril.com.br/videos/engenharia-redes-comunicacao-real-489082.shtml

A frase na chamada deste Post é de autoria do zekkerj e a discussão completa pode ser acompanhada no link abaixo:

http://blog.ccna.com.br/forum/comments.php?DiscussionID=7921

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails