25 de nov. de 2014

Poupando dinheiro com IPv6


Oferecer serviços mais baratos em IPv6 pode ser uma boa estratégia de marketing e ainda ajudar na adoção do novo protocolo da Internet.

Sempre achei muito interessante o fato do sucesso da implementação do IPV6 na CERNET (Rede Acadêmica da China) se basear no fato do governo chinês bancar a implementação e oferecer acesso IPv6 gratuito aos pesquisadores.

Eu creio que, se o governo brasileiro oferecesse algo semelhante também Hoje de manhã, ao ler um post de uma Lista do LACNIC que assino, um fato me chamou a atenção:

No ocidente, mais precisamente na Inglaterra, uma pequena empresa de hospedagem oferece 29% de desconto para clientes que aceitem serviços IPv6 only. Confira em:

https://www.mythic-beasts.com/servers/virtual

Outra empresa, um pouco maior, permite trocar um serviço pago em IPv4 por uma versão gratuita, desde que o cliente migre o acesso para IPv6 conforme descrito em:

http://googlecloudplatform.blogspot.com/2014/11/cloudsql-instances-now-come-with-free-ipiv6-address.html

Será que as empresas nacionais não poderiam criar iniciativas similares? O uso do novo protocolo da Internet poderia ser uma boa ferramenta de marketing, o que colaboraria para a plena adoção do IPv6.

O que vcs acham ???

3 comentários:

Lyma disse...

Olá Adilson!

Até pouco tempo atrás o NIC.br oferecia tráfego IPv6 gratuito para quem estivesse no PTT-SP e solicitasse.
Infelizmente, por falta de adesão, o Moreiras comentou que este projeto não foi em frente... não sei em que pé está atualmente.

Um abraço!

Lyma

Antonio M. Moreiras disse...

Não está mais disponível não, Lyma. Mas não foi exatamente por falta de adesão. O tráfego de fato era pequeno. Mas o principal foi que entendemos que o projeto havia atingido seu objetivo, já que a maior parte das operadoras já oferece trânsito IPv6 (ao menos para outros ASs, se não ainda para usuários corporativos menores e domésticos). Dê uma olhada no gráfico em http://rosabaya.ceptro.br/rotasn/latest-html por exemplo, que mostra uma análise da tabela BGP com os principais fornecedores de trânsito v4 e v6 para os ASs brasileiros. Praticamente todos os fornecedores IPv4 tem vários clientes IPv6.

Lyma disse...

Obrigado pelas informações Moreiras!
Pena que a Oi (meu principal fornecedor atual de IPv4) tenha menos clientes IPv6 que meu próprio AS! :D

Mas vamos aguardar que a própria situação do esgotamento os trará para o IPv6 por questão de continuidade de negócio/sobrevivência no mercado.

PS: Pensando aqui: Caramba, este Moreiras é omnipresente?!?! (risos)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails