17 de jun. de 2010

O que vc usa para se preparar para uma Certificação Cisco ?

Quem já prestou um exame de Certificação Cisco numa cabine da Prometric ou VUE sabe que esta é uma das questões que o candidato responde antes de inicializar a Prova propriamente dita. O que é mais eficiente para se preparar para um exame destes ???


Creio que a resposta depende muito do perfil do candidato e da Prova em que ele almeja passar. Assim como nos anos 90 as escolas de informática procuravam ter como diferencial "um aluno por micro", vejo hoje alguns Centros de Treinamento oferecerem Preparatórios para Certificação CCNA com um kit de equipamentos POR ALUNO (e cobrarem bem caro por isso !).

Tudo bem, eu concordo que o candidato a CCNA deve ter acesso a equipamentos reais e já defendi isto no Blog, mas não vejo muita vantagem de cada aluno ter seu próprio Switch solitário e trabalhar com ele numa aula de Spanning-Tree, por exemplo. Acho que há espaço para trabalhar em equipe e resolver problemas de forma conjunta, como ocorre no mundo real.

Em dias de GNS3, mesmo os partners autorizados trabalham com laboratórios virtuais, onde cada aluno pode montar um cenário mais complexo e leva-lo pra casa, tendo os IOS necessários para reproduzir estes cenários. Para o CCNA eu creio que o Packet Tracer já cobre todos os requisitos para a Prova, já para o CCNP e CCIE, ter um emulador ao invés de um simples simulador é fundamental pois o escopo de comandos e a profundidade dos assuntos a serem abordados é bem maior !

Há quem queira se preparar apenas para o exame e se tornar um "Paper Certified", sem se preocupar muito em realmente assimilar os conceitos. Não vou dizer a vcs que nunca usei um Testking ou Pass4sure da vida mas sempre procurei usar este tipo de material DEPOIS de ter estudado a teoria e feito Labs (mesmo por quê, tem muita coisa errada nestes dumps !).

Fazendo uma pesquisa no Google vc encontra hoje dezenas de materiais de apoio para estudar para qualquer Prova da Cisco (em inglês, é claro !) basta dedicar algumas horas de estudo. Os livros em português ainda são muito poucos e só atendem ao candidatos aos níveis Associate da pirâmides Cisco (para os níveis Professional e Expert, only in English !).

O material do Cisco NetWorking Academy ainda é o material mais abundante escrito em portugês para o CCNA e creio que a maioria já teve contato com o mesmo (sendo aluno do Netacad ou não !)

Bom, eu procuro fazer um Mix destes recursos em meus cursos e gostaria de saber: O que vc usa para se preparar para uma Certificação Cisco ???







2 comentários:

Unknown disse...

Bom adilson, vo deixar aqui meu depoimento. Comecei a estudar pro ccna em agosto de 2005 pelo netacademy(na epoca trabalhava no senai e consegui de graça) e assim foi ate 2007. Como nesse periodo sacrifiquei mtas aulas da faculdade para fazer o curso, depois que terminei a academia me dediquei a terminar a faculdade e assim foi ate 2009 quando sai da minha ultima empresa. Juntei minhas trouxas e fui pra sampa na casa da minha namorada e fiquei la de setembro até novembro. Nesse tempo, passei a limpo cada página do livro do marco, totalizando 100 páginas em cadernos. Após isso, voltei pra Vitória e demorei a fazer a prova(grande erro) e acabei reprovando por vacilo com o tempo. Desde então recobrei meus estudos com toda garra do mundo e voltei pra sampa pra fazer minha prova(a empresa daqui que aplica a prova ia fechar ate junho). Em sampa estudei 3 semanas antes de fazer a prova, estudei mt, virei noites e tudo. Faltando 2 semanas, enfim, enfiei minha cara nos testkings da vida e confesso, eles me ajudaram mt a aprender e tirar dúvida, e claro tb, a corrigir erros. Depois disso passei na prova e por fim, começo o curso de CCNP route com vcs em julho, acho q nunca mais vou parar hehe...
abs
com garra a gente consegue tudo!

Sandro Leite Eduardo disse...

Adilson, (e pessoal)
Comecei a estudar redes nos idos de 1996 com a Novell e depois com o NT 4. Na época, redes para mim significa "servidores"! rsrs. Só depois, ao ter contato com o lendário Tanembaum e dos didáticos Kurose e Ross, eu percebi que ia muito além, daí meu interesse por Cisco.
Tive contato com o material Netacademy e alguns livros legais.
Bem, chega de auto-promoção e vamos às respostas...
Depois das densas leituras do currículo Netacademy, eu gosto de dar uma passada em algum livro mais light da Sybex (tipo Todd Lamble) e aprofundar com os livros da Ciscopress (lembrando que tem os Study Guides, raríssimos em pdf e os famosos Exam Guides). O legal é que ambos têm bons exercícios além da teoria.
Sobre os testkings e p4s, isso é polêmico. Pessoalmente eu consulto somente quando trata-se de um assunto que eu não tenha muito envolvimento prático e para conhecer alguma eventual pegadinha.
Espero ter ilustrado um pouco...
Um abraço,
Sandro Leite.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails