23 de jun. de 2010

TRILL - Um substituto para o Spanning-Tree ?


TRILL - Transparent Interconnection of Lots of Links - é um protocolo desenvolvido pelo IETF com o objetivo de encontrar o melhor caminho para a entrega de dados em camada 2 sem a necessidade de bloquear caminhos redundantes. Será o fim do Spanning-Tree ???

Como todos sabem, o Spanning-tree em seus diversos sabores (Common Spanning Tree (CST),Per VLAN Spanning Tree (PVST/PVST+),Rapid Spanning Tree e Multiple Instance Spanning Tree) tem em comum a caracteristica de escolher uma Bridge Raiz e, a partir dela, definir qual é o melhor caminho até ela, bloqueando todos os links redundantes.

Isto é muito ruim se pensarmos que teremos vários links bloqueados e que, para a comunicação entre 2 pontos A e B, muito provavelmente um caminho mais longo será utilizado, pois o STP não cria um caminho otimizado para cada caso, forçando todas as transmissões a caminharem para a Root Bridge.

Mas como resolver isto ? Radia Perlman, a criadora do Spanning-Tree que atualmente trabalha para a SUN, juntamente com outros pesquisadores, propôs a criação de um Protocolo Link-State baseado no IS-IS, só que agora mapeando MAC-Addresses na camada 2, chamado TRILL. Assim, podem ser criados múltiplos caminhos dentro da infra-estrutura de Switches sem a necessidade de bloquear caminhos.
Imagine num Datacenter onde temos várias VMs que podem se movimentar pela infra-estrutura de Switches o trabalho administrativo para se definir o melhor caminho por onde os dados devempassar com STP: definir as root bridges em cada vlan, alterar prioridade das interfaces, etc. Com TRILL, tudo é feito com o mínimo de esforço administrativo.

Saiba mais sobre o TRILL em:
http://etherealmind.com/trill-introduction-review-overview-why-what-how/

2 comentários:

Adilson Florentino disse...

Ah ! Acho interessante ressaltar que o problema com os loops em camada 2 é resolvido no TRILL com a adoção de um TTL (Time To Live) assim como ocorre com o IP na camada 3.

Abs,

gustcol disse...

Excelente post Adilson. A solução Cisco Nexus auxiliam aqueles que possuem grandes ambientes virtuais, com mais de 500 ou até mesmo 5000 VM's em centenas de servidores. O gerenciamento de toda a camada de 2 e 3 fica muito mais fácil. Mas para utilizar esse carinha vc deve paga-lo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails