30 de set. de 2009

Daqui 5 anos!?

PessoAll, tudo bem?

Hoje conversando com o Ricardo Nilsen e com o pessoal da equipe de segurança surgiu uma ideia sobre qual será a melhor área para se trabalhar daqui 5 anos?

R&S com estória da linha da NEXUS?

Security?? Voz?? enfim... Hoje, qual a certificação que vai tirar? Claro pessoal, vamos responder sem fugir da tematica, a ideia é conseguir criar uma linha onde o destino final é daqui 5 ano e é claro sempre com argumentos!

Espero comentários, isto será muito útil para nossos leitores, amigos e afins (vai saber)!!

Abraços

Have FUN!

Danilo Rafael Elvedosa

7 comentários:

Fernando disse...

Pelos menos no meu caso isso é a maior duvida que tenho no momento,
sou estudante de Eng de Telecomunicações e pretendo no final desde ano tirar o meu CCNA, mas desde ja penso em qual carreira seguir.
A principio tenho um grande interesse na parte de segurança, só que estou em uma grande duvida, como trabalho em uma empresa de telecomunicações (Ericsson)vejo que as operadoras estão investindo na parte de IP, e penso se não seria melhor planejar a carreira focando em ISP.

Se alguém que trabalha na parte de segurança poder dar algumas dicas sobre a area e certificações agradeceria muito.

Grato

Fernando

Ricardo Nilsen Moreno disse...

Olá Fernando,

Se você procura certificações técnicas (atreladas a produtos) na área de Segurança, eu sugiro:

1- Check Point: a primeira é CCSA
2- CISCO: começando pela CCNA
3- Juniper: Começando por JNCIA-FW

Se você procura certificações no ramo de gestão de Segurança eu aconselho uma Pós em Segurança e algumas destas certificações:

- ITIL V3 Foundation
- CompTIA Security+
- MSCO
- CISSP (a mais valorizada, mais exige a comprovação de alguns anos trabalhando na área)

Abraço

Fernando disse...

Ricardo

Muito obrigado, agora eu tenho um norte

grato


Fernando

Dan Elvedosa disse...

Realmente, Segurança é uma das áreas que estão em crescimento!

A Cisco tem várias carreiras, (www.cisco.com/go/certification), o problema que eu vejo é o seguinte, o que faz o seus olhos brilharem? Segurança? Network? Telefonia IP? Tudo está relacionado a isto, exemplo Telefonica IP, não dá para pensar nela e não vim a ideia do contato direto com usuário, Segurança, este cara tem que gostar de estudar e estar sempre atual, se gosta de filmes rs, FBI coisa do tipo, sempre buscando uma solução nova, Network, UFA! Acha protocolo! Este sim tem que gostar de estudar, tanto quanto o cara que vai para o novo CCNP Wireless e é claro que não podemos esquecer da pitada de Virtualização.
Eu concordo, sempre parece uma área que nova e etc... mas todas estas áreas estão em um grande crescimento e pode ter a certeza que o caminho não é fácil, mais no final vale sempre a pena!

Adilson Florentino disse...

Opa ! Este post está rendendo !!!

Bom, eu acho que o mais importante é procurar traçar o caminho que se quer seguir. O que também é o mais dificil para quem está começando.

Todas as Certificações em TI tem o lado bom e o ruim. Quem tem a visão romântica de que atuar em Segurança é configurar equipamentos sofisticados e combater hackers 24 horas por dia estilo Jack Bauer pode logo desanimar se o colocarem para ler logs por umas 3 ou 4 horas seguidas em busca da causa de um incidente.

Particularmente, hoje acho que O FUTURO SERÁ LIVRE !!! Ou seja, virtualização, Redes Convergentes e Wireless paracem ser as tendências mais promissoras e as soluções de código aberto estão cada vez mais sendo utilizadas.

Recentemente assisti a uma palestra da Ericcson sobre as tendências para 2020 e o que me chamou mais a atenção é o fato de que são esperados mais de um bilhão de novos ingressantes na classe média, provenientes de paises emergentes como a China, a India e o Brasil.

Serão mais de um bilhão de novas pessoas com acesso a Tecnologia da Informação, o que deve ampliar em muito a demanda por profissionais Certificados (que ainda não existem !)

E nós vamos ajudar a escrever esta página da História !!!

Abs,

Dan Elvedosa disse...

É Adilson, ultimamente eu tenho esta visão, estamos escrevendo a história!

O problema que as vezes a linha tá meio torta! rs
Mais é o seguinte, pensamos que uma certificação da Cisco dura 3 anos, vejo como é uma eterna mutação e com certeza esta é a parte que eu mais adoro.

Ricardo Nilsen Moreno disse...

Adilson e Danilo

Falaram tudo.

amém!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails