10 de mar. de 2011

642-832 - TSHOOT ... PASSEI !!!


Hoje prestei a Prova de TroubleShooting, uma Prova bem diferente do que estamos acostumados em termos de Exames Cisco ...

Como eu havia prestado as Provas de ISCW e ONT para renovar meu CCNP, ainda não havia encarado a TSHOOT e resolvi aproveitar o Feriado de Carnaval para ralar e prestar o Exame.

Foram 39 questões em 01:35 minutos (na verdade, 02:05 pois a Prova em Inglês dá mais 30 minutos para os não nativos). Destas, 2 questões de múltipla escolha, 1 questão com Drag and Drop e nada menos que 12 Trouble Tickets, usando o mesmo super mega hiper cenário.

Cada um dos 12 TSHOOTs faz 3 perguntas básicas:

Qual dispositivo está causando o problema ?
Qual a tecnologia envolvida ?
O que fazer para corrigir o problema ?


Um detalhe importante: VC NÃO CONFIGURA NADA !!! Isso mesmo, na verdade, vc não consegue entrar nem no modo de configuração global. A idéia é usar traceroute, ping, shows e debugs para identificar os problemas e responder os Trouble Tickets, que são questões de múltipla escolha.

A Cisco mantém uma demo para que os candidatos conheçam o formato do exame de TSHOOT, confiram em: http://www.cisco.com/web/learning/le3/le2/le37/le10/tshoot_demo.html

Os TSHOOTs não são tão complexos: interfaces em VLANs incorretas, falta de Trunk, VLAN-Filter, HSRP, erros de configuração no NAT, Port-Security, Trunk Allowed, problemas com Roteamento EIGP, OSPF, Redistribuição, vizinhança eBGP, Configuração EIGRP, Access-List e Autenticação OSPF.

Demorei quase 15 minutos no primeiro TSHOOT e pensei que iria estourar o tempo, depois peguei o fio da meada e terminei faltando 20 minutos. O que mais me chamou a atenção no Exame foi:

Trouble Tickets baseados num mesmo cenário, com pequenas variações, 90% dos enunciados pediam para checar a conectividade entre uma máquina cliente e um Servidor Web a 6 saltos de distância, onde tudo pode acontecer. Ficam disponiveis as topologias de camada 2, camada 3 IPv4 e camada 3 IPv6 para consulta.

Outra grande diferença é que os Trouble Tickets podem ser feitos em qualquer ordem e, enquanto vc não clicar em Done, pode voltar a alterar as respostas das questões anteriores do Trouble Ticket atual (é claro que, fechando o Trouble Ticket, não se pode mais voltar nem alterar as repostas).

Material utilizado para Estudo:
TroubleShooting and Maintaining Cisco IP Networks - Foundation Learning Guide (material oficial do NetAcad - CCNP v. 6.0)

http://www.networktut.com/a-guide-for-the-tshoot-exam--> Site com dicas e exemplos de questões. Há também um cenário da Prova montado com Packet Tracer 5.3 onde se pode emular quase tudo (menos HSRP e VLAN Access-Map).

Baixem o Cenário para ter uma idéia do tamanho da encrenca em:

http://www.networktut.com/download/TSHOOT_LAB.pkt

Em julho, aguardem, curso On-Line de CCNP TSHOOT em parceria com o Marco Filippetti !

Grande abraço !!!

16 comentários:

Unknown disse...

Ja to matriculado no switch, fiz o route, to estremamente ansioso para ver o tshoot. To no aguardo do curso, esse ano e ccnp na mão se deus quiser... Parabens adilson. E so uma pergunta? ´Posso me adiantar e ir comprando o tshoot foundation? Ou vcs acham que vão usar outro no curso?
abs

Adilson Florentino disse...

Oi Kim,

Vamos usar o TShoot Foundation sim. Como sempre, eu e o Marco vamos disponibilizar aquela famosa "Cesta Básica" com vários livros em PDF sobre o assunto para vcs.

Aguardem !!!

Diogo Mendes disse...

Muito bom! Parabéns Adilson!! Parece ser uma prova bem interessante!

Abraços!

Sandro Leite Eduardo disse...

Ow legal hein Adilson. Parabéns!
Realmente parece bem diferente do "normal".
Não caiu questões sobre metodologias, tipo ITIL, etc?

Você conseguiu o TShoot Foundation em PDF ou teve que comprar?

Um abraço,
Sandro Leite.

Adilson Florentino disse...

Obrigado Sandro,

O capitulo 1 do TSHOOT Foundation faz uma breve descrição destas metodologias mas só caiu UMA questão com Drag and Drog sobre o assunto. O que pega mesmo são os Trouble Tickets !

Eu usei o material em PDF, vc pode baixar o TSHOOT Foundation e muito outros materiais sobre o assunto no link abaixo:

http://www.careercert.info/2010/01/ccnpv6-tshoot-642-832-study-material.html

Have Fun !!!

Edson Soares disse...

Parabéns Adilson!
Nota 10 e muito obrigado pelas dicas ;-)

gustcol disse...

Show de bola Adilson .. parabéns..

André Ortega disse...

Legal Adilson.
E parabéns pela prova.

Helio Kawakami disse...

Adilson,
Parabéns... Quem manja de verdade chuta o balde e arrebenta na prova, né.....
Espero tomar vergonha na cara e passar na prova CCNA ...

Abs

Unknown disse...

Olá Adilson, eu vou fazer exame dia 26/04. Já me disseram também que este exame é diferente de todos os outros. Estive a ler o que escreveste e em primeiro lugar queria agradecer a informação que disponibilizaste.
Gostaria de saber o seguinte: das 39 questões, 12 eram cenários. As restantes 27 eram perguntas normais como nos outros exames?

Abraço e Obrigado

Jorge Narciso

Adilson Florentino disse...

Ola Jorge,

Dos 12 cenários foram feitas 36 questões (3 por cenário). Apenas as 3 questões restantes eram multipla escolha comum ou questões de arrastar e soltar.

Sucesso no Exame !!!

Unknown disse...

Fala Adilson, tudo certo?
Cara, aquele lab do packet tracer, tem algum jeito de usar, ou é somente entrar nos devices e configurar?
Valeu

Unknown disse...

Fala Adilson, passei na prova TSHOOT cara. E o melhor, gabaritei a danada. 1000 de 1000 com 1 hora restando.
Grande Abraço!!!

Unknown disse...

Só como dica. Meu método foi o de mapear o caminho. Como quase todos os tickets informavam que o Client 1 não pingava o Web Server, eu entrava primeiro no Cliente, executava um ipconfig pra ver se tinha IP. Depois um ping pro gateway. Em seguida abria o R1, ping pro web server e traceroute pro Client 1. Ai já matava onde estava parando. Então é só investigar o device. Sempre havia um problema de configuração, foi bem tranquilo. Grande abraço!!!

Adilson Florentino disse...

Show Bruno !!!

Vc é o segundo cara que eu conheço que gabaritou uma Prova Cisco, como nunca se sabe quais questões se errou ou acertou, a gente até desconfia que ninguém acerta todas. rs rs rs !

Parabéns !!!

christopher disse...

I passed my exam using these 300-135 FREE Demo pdf practice exam questions. The dumps from dumps4download.com are up to date and the questions come with detailed explanations. I found most of the questions from the dumps in the real exam.
Good luck.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails