9 de fev. de 2013

Qual é o número máximo de saltos na Internet ?


É verdade que qualquer destino na Internet está há menos de 30 saltos ???

Sim, e isto se deve ao fato de como o roteamento BGP na Internet funciona. Mesmo sendo a origem e o destino de uma conexão TCP separados por milhares e milhares de quilômetros, geralmente a passagem pelos links internacionais, sejam eles Satelitais ou de Fibra Submarina, passam por poucos Roteadores (Cerca de 10 saltos ou apenas um pouco mais que isso).

Na figura acima, usei o tracert para me mostrar o caminho entre minha residência, em São Paulo, o site net130.com, na China. De ponta a ponta foram apenas 18 saltos.

Dificilmente vc irá ver mais de 20 saltos na saída de um trace, a não ser numa rede interna muito grande ou com problemas de looping de roteamento ocorrendo.

Lembrando que o limite máximo de saltos que um pacote pode suportar é de 255 (campo TTL - Time to Live). Os comandos Trace/Traceroute podem ter seu número padrão de saltos alterado de 30 para, no máximo, 255.

Assim, creio que os 255 saltos serão suficientes para começarmos a conquista espacial e a colonização do universo ! rs rs rs

E vc, qual o trace mais longo que já viu ???

2 comentários:

Wagner Pereira disse...

Adilson, tem esse Traceroute Wars!

traceroute 216.81.59.173

A partir da minha rede deu 64 saltos...

Mas é só uma piadinha nerd desse cara > http://rwerber.tumblr.com/

(Por falar em traceroute, lembrei desse lab de ping: The result of pinging all the Internet IP addresses, em http://www.securityartwork.es/2013/02/07/the-result-of-pinging-all-the-internet-ip-addresses/?lang=en)

Interessante que tem bloco /8 que instituição pública de ensino brasileira usa que estão, historicamente, sob administração da ARIN, e não do LACNIC.

Leonidas disse...

telnet towel.blinkenlights.nl

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails