21 de jun. de 2013

Hangout: Como se tornar um Sistema Autônomo.


Como pequenos provedores podem se tornar independentes e fugir dos problemas criados pelo NAT ?

O problema:

Provedores de acesso Internet com muitos usuários podem estar aplicando uso massivo de tradução (NAT).

Para cada tradução é recomendado o registro (log), para caso de investigação poder identificar qual usuário utilizou determinado IP e determinado horário, e com uso massivo de NAT passa a haver necessidade de se registrar também a porta de origem da conexão uma vez que um IP público pode ter sido compartilhado por dezenas de usuários ou mais.

A implementação de NAT pode ter como causa a falta de endereços IPs públicos disponibilizados pelas operadoras que prestam serviço de transito à esses provedores.

O uso de NAT em provedores de acesso traz uma série de desvantagens. A dificuldade com os logs é apenas uma delas. Há algumas aplicações, como games, softwares peer to peer e alguns tipos de streams, que não funcionam bem com NAT no provedor.


Uma possível solução:

Embora a quantidade de endereços IPv4 livres para alocação esteja terminando, há ainda a possibilidade de se obter alocações junto aos Registros Regionais Internet.

Os provedores Internet que baseado em sua estrutura e quantidade de clientes consigam cumprir com as regras vigentes e demonstrar necessidade podem obter blocos de endereços IPv4 e ASN.

Há a necessidade de conhecimentos específicos, equipamentos adequados e recursos para gerenciar essa forma diferente de conexão à Internet. É justamente isso tudo que vamos discutir nesse Hangout!


Participe do Hangout, e entenda como!

O Hangout Como se tornar um AS é um tipo de Webinar. Uma conferência de voz e vídeo, informal, com profissionais do NIC.br, que será transmitida via Youtube, ao vivo. Os participantes poderão interagir e tirar suas dúvidas via chat. Os painelistas serão:


•Antonio Marcos Moreiras: Gerente de Projetos, do CEPTRO/NIC.br. Moreiras falará sobre o papel dos ASes na Internet, as vantagens que uma rede tem ao tornar-se um, e os recursos necessários para isso.
•Ricardo Patara: Gerente de Recursos de Numeração, do Registro.br/NIC.br. Patara explicará as regras, condições e custos diretos para se tornar um AS, bem como, o processo para se obter os recursos de numeração diretamente do NIC.br.
•Milton Kaoru Kashiwakura: Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento, do NIC.br. Milton abordará a questão dos Pontos de Troca de Tráfego e sua importância para os provedores de acesso.

A participação é gratuita e não requer inscrição prévia.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails