8 de mai. de 2009

Datacenter 3.0 - Familia Nexus



Olá PessoALL,

Ontem assisti a uma palestra via Webex que ocorre toda quinta as quinze horas com um tema relacionado a soluções Cisco por semana. Ontem, foi a vez da Familia Nexus, soluções Cisco para datacenter 3.0.

Como vcs podem ver na figura acima, temos Equipamentos Nexus nas camadas Core, Distribuição e Acesso. Estas caixas rodam uma evolução do nosso conhecido IOS chamado NX-OS. Vamos conhecer um pouco cada um dos integrantes desta familia:

Nexus 7000 - O mais parrudo dos Nexus, pode suportar até 510 portas 10 Gigabit Ethernet, criar até 16 mil VLANs em até 4 Switches Virtuais com uma tecnologia de Virtualização chamada de VDC - Virtual Device Context. O Nexus 7000 vem ocupar um lugar no Core que antes era privilégio de Clusters com Cisco 6500. Além da melhoria na performance, ele propicia uma considerável economia de energia.

Nexus 5000 - Na camada de Distribuição ou Agregação, o Nexus 5000 conta com até 20 portas 10Gb que utilizam a tecnologia DCE (Data CEnter Ethernet) que permite que interfaces Fibre Channel utilizem como meio físico Cabos UTP. Fibre Channel Over Ethernet ou FCoE, diminui a quantidade de cabos para redundância substituindo as antigas conexões HDA.

Nexus 2000 - Muitos Servidores não precisam de conexões 10 Gb e o Nexus 2000 foi criado para agrupar tais Servers. Com 48 portas 1 Gb e 4 portas 10 Gb, ele é um Fabric Extender (age como um módulo permitindo a criação de um "Chassis Virtualizado", com vários Nexus 2000 trabalhando em série).

Nexus 1000 - Para aqueles que usam soluções de virtualização da VMWARE, como o VMWARE ESX, o Nexus 1000 permite gerenciar a troca de Servers entre VLANs (chamada de vmotion) e muitos outros recursos tais como Sniffer de Pacotes (ERSPAN), coleta de dados (Netflow) e VLANs Privadas (PVLANs).

Várias empresas estão adotando esta solução de Datacenter no Brasil, me parece que a Telsinc é uma das poucas Partners credenciadas pela Cisco (talvez a Thais possa nos dar maiores informações)

Com isso, pretendi dar uma visão geral da Familia Nexus, maiores detalhes podem ser obtidos em:

http://www.cisco.com/en/US/prod/collateral/switches/ps9441/ps9670/brochure_c02-466008.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails