14 de mai de 2009

MPLS Parte 1.1

Olá pessoal, tudo tranquilo, vamos continuar então falando sobre MPLS, como todos nós sabemos as Operadoras de Serviços recentimente adotaram tecnologias exclusivas para diferentes aplicações e serviços como voz, video e dados, estes chamados de criticos. O Cisco IOS Multiprotocol Label Switching (MPLS) permite, simplesmente integrar e consolidar todas estas informações em uma única infra-estrutura de rede e em escalas gigantes como os Backbones.

No dia dia das Operadoras, o maior desafio é com certeza a implementação de redes MPLS, incluindo o fornecimento, falhas de gestão, manutenção, desempenho e otimização da implantação, a Cisco vem alavancando sua experiência de dominio interno e está promovendo ativamente novos padrões para a indústria, fora estreitar, compreender e resolver problemas relacionado com gestão de redes MPLS.

Um dos assuntos mais debatidos no dia de hoje é o uso da VPN, sendo na camada 2 ou até mesmo na camada 3 do modelo OSI.

Qualquer transporte sobre MPLS (ATOM) permite que as Operadoras à oferecerem serviços de Camada 2 (L2) como Ethernet, ATM, Frame Relay, Serial /PPP e TDM atraves de um backbone MPLS. O ATOM é baseado em uma arquitetura de implementação Cisco VPWS (Virtual Private Wire Service) para IP / redes MPLS e assim com está arquitetura permitindo a multiplexação de conexões e hoje também se tornou como base em padrões de arquitetura aberta e pode ser estentido e usado para outros tipos de transporte.

A implantação de redes ATOM é bem interessante para os clientes que desejam protejet a rede atraves de um investimento em redes MPLS, implementações de velocidade e desempenho de OC-192, fornecer "uma linha alugada virtual" como serviços de QoS e engenharia de trafego MPLS e simplicar a ligações ponto-a-ponto de vários tipos em uma simples infra-estrutura de redes.

A cisco atualmente suporta os seguintes mecanismos de transporte.

Ethernet, ATM AAL5, Frame Realy, Celulas ATM, PPP, HDLC e circuitos de Emução e todos sobre MPLS.

No próximo post, iremos detalhar cada um dos mecanimos de transporte, obrigado e até mais.


and continues ...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails