6 de mar. de 2010

VTP - VLAN Trunking Protocol... Um FLASH pra ajudar!

Eu estava pesquisando alguns tópicos sobre o protocolo VTP e encontrei uma documentação muito interessante hoje no site da Cisco.
Como muitos de vocês devem saber, o VTP (VLAN Trunking Protocol) serve automatizar a criação e exclusão de VLANs em um conjunto de switches que estejam sob um mesmo domínio, ou seja, sob uma mesma responsabilidade administrativa.

Uns gostam do VTP e outros o despresam. O fato é que, se você decidir usá-lo, deve tomar alguns cuidados. Por isso resolvi colocar aqui uns linnks para os tais documentos.

Este primeiro trata sobre um exemplo de configuração para migrar switches do modo transparent para os modos client e server.

All Transparent VTP Domain to Server-Client VTP Domain Migration Configuration Example

Neste link (http://www.cisco.com/en/US/tech/tk389/tk689/technologies_configuration_example09186a00807d5d42.shtml), a topologia acima é configurada do modo transparent para o modo server ou client.

Neste mesmo doc existe um link para uma animação em flash interessante que ajuda entender os conceitos básicos do VTP, ilustra possíveis problemas e dá alternativas de soluções...


Segue alguns screenshots:



Bom, gostaria de colocar o link completo do doc que remete para este flash, é o "Understanding VLAN Trunk Protocol (VTP).

Pode ajudar bastante que estiver estudando para o CCNA ou até mesmo para o CCNP (tanto o BCMSN quanto a nova prova SWITCH).
Isso aí, esperam que tenham gostado!

Um abraço,
Sandro Leite.


Um comentário:

Adilson Florentino disse...

Muito Bom Sandro !

Gostei da animação em Flash ! Bem didática !

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails