30 de mai de 2010

Como entrar em uma empresa após concluir a Certificação CCNA ?

Vi uma discussão parecida com esta num grupo no Linkedin e resolvi escrever sobre o assunto. Muitos jovens que concluem a Certificação CCNA e almejam um lugar ao sol no mundo corporativo tem feito esta pergunta, e confesso que não é algo muito simples de se responder.

Há muitas variáveis envolvidas. Se vc mora numa grande metrópole como São Paulo ou Rio de Janeiro, com certeza haverá maiores oportunidades. Não pense, entretanto, que as empresas virão atrás de vc só porque agora é certificado, principalmente se vc não tem nenhuma experiência anterior na área.

Primeiramente, vc deve estar preparado para quando surgir a oportunidade. Quando encontro uma vaga de emprego para um CCIE com salário acima de 10K, eu ficomuito mais maravilhados com os pré-requisitos exigidos do que como salário propriamente dito, pois eu sei que se eu tiver todos aqueles pre-reqs estarei valendo muito mais que isto no mercado ! Preste atenção nas vagas de emprego para CCNA e procure identificar quais são os pré-requisitos que vc deve possuir além do Certificado. Encontre seus pontos fracos e corra atrás do que lhe falta ! Aqui vão algumas dicas:

Procure ter conhecimento e não apenas Certificado --> Já tive alunos de Formação CCNA que já eram certificados mas que voltaram para a escola por quê foram reprovados nos processos seletivos de diversas empresas pois simplesmente decoraram um TestKing ou um Pass4sure da vida e se tornaram CCNAs Paper. Quando tentaram entrar em uma empresa, descobriram que nem sabiam ligar os cabos seriais de um roteador. Alguns até conseguiram entrar, mas não conseguiram passar da experiência. Lembre-se, a Certificação abre portas, mantê-las abertas depende de vc. Fico boquiaberto quando escuto alguém dizer que fez um curso e aprendeu "tudo" de redes, dou aulas há quase 10 anos disto e a cada dia aprendo coisas novas que, na maioria das vezes, não estão nos livros. Seja humilde e procure aprender a cada dia

Faça Networking --> Procure relacionar-se com pessoas que possam abrir oportunidades para vc no futuro. Cultive boas amizades no curso técnico, na faculdade, no trabalho (seja ele qual for), nos cursos livres, enfim, por todos os lugares onde andar. Participe de eventos, seminários, congressos e quaisquer outros eventos relacionados a área de redes. Assim, além ampliar seu networking, poderá manter-se atualizado tecnicamente.

Procure adquirir experiência --> Vc não vai querer começar como Pleno ou Senior, vai ? Um bom estágio pode lhe valer muita experiência prática, se está dificil conseguir um, ofereça-se para ajudar alguém que já faz pequenos serviços na área ou procure uma ONG onde vc possa doar seus serviços e aprender em troca. Quando ouço a estória de que alguém não consegue trabalhar na área por quê não teve oportunidade lembro-me de um certo rapaz que conheci no inicio dos anos 90 em um colégio técnico. Ele veio como retirante nordestino, arrumou emprego como faxineiro numa escolinha de Informática onde lhe deixavam dormir, pois não podia pagar aluguel. Mas ele tinha algo muito importante: ATITUDE !!! Seu travesseiro era um livrão de DOS o qual lia durante a noite e durante o dia procurava ajudar o técnico na manutenção dos computadores da escola. Resultado: Começou a fazer manutenção por conta em outras escolas e para alguns conhecidos (eu mesmo aprendi mais de hardware com ele do que na Faculdade !), depois trabalhou como técnico em várias empresas e como autônomo, hoje vive de uma loja de suprimentos que montou e da qual reuniu suas economias para comprar sua casa própria. As oportunidades estão a sua volta, encontre-as !

Aprenda Inglês --> Ler, escrever e falar Inglês fluentemente cada vez mais está se tornando um pré-requisito e deixando de ser diferencial. Não espere perder oportunidades para depois correr atrás de um curso. Já um aluno que teve toda a sua Formação CCNA custeada pela empresa contratante por um único motivo: Inglês fluente. Hoje em dia existem dezenas de cursos gratuitos e inúmeras ferramentas para lhe ajudar a aprender Inglês. Lembre-se: para conseguir trilhar as carreiras Cisco pós-CCNA (CCNP e CCIE) todas as Provas e materiais para estudo estão em Inglês, não tem como fugir.

Tudo bem, já tenho todos os pré-requisitos (ou estou me esforçando para tê-los) mas, onde procurar por uma vaga ? Certamente, um Certificado CCNA será mais valorizado por uma empresa que seja parceira da Cisco. Não conhece nenhuma ? Acesse:

http://tools.cisco.com/WWChannels/LOCATR/performBasicSearch.do

Só em São Paulo, encontrei 399 parceiros Golden, Silver ou Premier listados na ferramenta. Corra atrás dos sites das empresas citadas, procure links do tipo Trabalhe Conosco e mande seu curriculum. Quando comecei a dar aulas de Informática básica, também no inicio dos anos 90, mandava Curriculum para todas as Escolas que anunciavam Pacotes de Treinamento, não só para aquelas que colocavam anúncio pedindo Instrutores, e as melhores oportunidades estavam nas que ainda não tinham colocado anúncio. Verifique no seu Networking se alguém já trabalhou ou trabalha em cada empresa-alvo para tentar receber a indicação de alguém. Isto é um grande diferencial pois as pessoas em inicio de carreira tem Curriculos muito parecidos !

Resumindo: Não espere passivamente que seu Certificado atraia as empresas para vc. Aumente seu Networking, verifique o que o mercado está exigindo e no que vc poderia melhorar. Procure empresas onde vc poderia desenvolver seu potencial. Tenha Atitude !!!


9 comentários:

Carlos disse...

Adilson muito bem abordado seu artigo. Aqui em nossa empresa, chega vários candidatos que dizem ser certificados, quando fazemos um LAB básico para resolver, já paralizam e começam a inventar desculpas.

Mesmo que ainda não trabalhem, é muito aconselhavél montar LAB's para teste, para pelo menos ter noção de "como fazer" na prática.

Estou em busca do CCNA também para ter um diferencial para nossa empresa, no entanto já percebi que isto não esta sendo mais um diferencial, esta sendo essencial! Não sinta confiante ao tirar uma certificação, seja humilde em buscar novos conhecimentos.

Abraços.

boliveira86 disse...

muito bom este artigo Adilson!!! eu estou nesta situação, finalizando os estudos do ccna e me perguntando como vai ser depois?no momento não estou trabalhando, fiquei em uma empresa por 3 anos com suporte ao usuario e la nao tinha nada de redes, tomei coragem e sai de la pra estudar e voltar ao mercado...uma grande dica q vc deu e eu nunca tinha pensado foi procurar os parceiros cisco aqui em salvador \o/ valeu cara! abraço

gustcol disse...

Excelente Artigo Adilson, isso é importante para centenas de profissionais que tiram suas certificações mas têm problemas em arrumar emprego no mercado.

Ricardo Nilsen Moreno disse...

Excelente dicussão.

Eu acho que todas as certificações (entre elas a CCNA) ajudam muito na hora de arrumar emprego. Mas não ajudam a manter ninguém no emprego.

Essas siglas na assinatura ajudam a aumentar a pressão sobre o profissional.

Tivemos vários problemas com pessoas com um currículo cheio de certificações e que foram uma grande decepção na prática.

Por isso a importância de usar a certificação como um cartão de visita, mas não achar que sabe tudo na prática por causa dela.

Abraço a todos

Ricardo Nilsen Moreno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danilo R. Elvedosa disse...

Olá Netfinders blz!?
Quanto tempo eih! Bem, eu acho o seguinte! PERFIL PROFISSIONAL não está relacionado a uma carteira de certificações, como também um graduação ou até mesmo Pós, Mestrado, Doutorado.

Vejo que existe pessoas que com skill profissional, ou seja, certificações, graduação, idiomas e tudo que for possivel, porém quando você precisa dela, o que acontece!! NADA!

Existe alguns valores que algumas empresas e principalmente nessa área, vestir a camisa faz parte!

Em busca de um novo caminho... disse...

Muito bacana o artigo, vai me ajudar bastante, dicas importantes. Um abraço Adílson! (:

Adilson Florentino disse...

Fico muito feliz em saber que este post que escrevi há quase um ano atrás continua a ajudar as pessoas que procuram oportunidades de trabalho.

Sucesso !

Daniel disse...

Excelente colocação. Com certeza me ajudará muito. Atualmente iniciei minha pós graduação em Segurança da Informação, mas como não tenho experiências na área, desejo parar com a pós e seguir com as certificações. Inicialmente ITIL e CCNA, acredito que no meu caso (como não tenho experiência), as certificações será bem mais viável do que a pós graduação. O que achas? Obrigado pelas dicas!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails