8 de mai. de 2010

Quarta Enquete do NetFinders !

Já faz algum tempo que fizemos a enquete sobre as Certificações mais valorizadas pelos profissionais de Redes (depois de Cisco, é claro) e as Certificações Linux levaram a melhor !

Nesta quarta enquete, vamos focar algo que muitos alunos tem me questionado: Qual é o melhor simulador para quem quer prestar exames da Cisco ?

Um dos mais antigos e utilizados simuladores é o RouterSim, o qual tem versões para CCNA e CCNP. Acho que a maior desvantagem do produto é o preço, já que este produto é uma solução proprietária.

A Cisco vem investindo muito em seu Simulador, o Packet Tracer, que agora já está em sua versão 5.3. O Freeware tem sido muito utilizado dentro e fora do Netacademy.

Na linha de Emuladores, o Dynamips/Dinagen tem ajudado muitos candidatos as Certificações Cisco a passar na Provas. O Front-End da ferramenta, conhecido como GNS3, supre as carências da falta de uma interface gráfica do Dynamips mas é um comilão de CPU e memória !

Enfim, qual é o seu Simulador favorito ?

Abs,

2 comentários:

Unknown disse...

pelo conjunto em geral eu prefiro o PT

Sandro Leite Eduardo disse...

Bom, quando comecei a mexer com produtos Cisco, meu primeiro contato foi mesmo com o RouterSim e depois com o Boson.
Apesar de o Boson parecer mais completo e robusto, o RouterSim sempre foi mais amigável.
Depois de um bom tempo a Cisco lançou o PacketTracer que até a versão 3 era simplesmente sofrível e incomparável aos outros. Até pensei que nunca o usaria pra nada... rsrs...
Depois da versão 4, a coisa começou a mudar e PT ficou muito bom agora na versão 5.3... Quando o PT estava saindo da v.4, eu tive os primeiros contatos com o Dynamips/Dynagen...
Surgiu então o ambiente gráfico para o Dinamips/Dynagen com o GNS3. No início foi sofrível também mas depois foi estabilizando e, com esta última versão ficou bem legal... a não ser pelo fato de ser incompatível com o SDM, já que ambos usam o Java e ambos "não se bicam". Aí vai a sugestão: quem quiser acessar algum router com o SDM em ambiente emulado, use o Dynamips/Dynagem, não perca tempo com o GNS3!

Um abraço,
Sandro Leite.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails