20 de mai de 2010

IV Ensol - Palestra Forense Computacional em Linux para Dummies


Dando sequência a uma série de posts relacionados a Forense Computacional, esta dica foi enviada por nosso amigo Thiago Correia, professor da UNICID:

Uma das palestras de maior repercussão no IV Ensol (Encontro Nordestino de Software Livre), aplaudida entusiasticamente pelos participantes, foi ministrada por Eriberto Mota. A palestra, chamada "Forense Computacional em Linux para Dummies", é na verdade (na minha opinião) um curso completo de análise forense de computadores com utilitários do sistema GNU/Linux.

O palestrante demonstrou passo a passo o que fazer para analisar um computador e descobrir informações relativas a fraude ou invasão. Foram demonstrados os cuidados que se deve ter para que informações vitais não sejam apagadas por engano e como fazer para preservar ao máximo todos os dados e quais os utilitários que podem ser usados para esta finalidade. Demonstrou-se também como recuperar dados de um pendrive com todos os arquivos apagados. Interessante foi um caso real relatado em que, a partir de um arquivo word apagado, com base em informações contidas nas metadados do arquivo, se conseguiu identificar uma pessoa que até então não estava envolvida nas investigações de um caso de fraude.

Os originais da palestra, que estão disponíveis para download no site do autor, são um ótimo referencial para especialistas em segurança e para interessados no assunto.

Eriberto Mota é também autor do livro Descobrindo o Linux, publicado pela Editora Novatec.

Fonte:
http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20100519.php

Um comentário:

Kim disse...

Para pessoas como eu que querem seguir a área de seurança, essa informação e muito boa mesmo, queria uma palestra dessas aqui no ES
abs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails