11 de jan. de 2013

Cisco investe em empresa de wireless para sistemas automotivos


A Cisco e a fabricante de chips NXP Semiconductors anunciaram um investimento na Cohda Wireless, empresa de comunicação sem fio para aplicações de segurança em automóveis. O aporte, de valor não divulgado, tem como objetivo desenvolver um sistema completo de auxílio de direção e melhoria no tráfego em grandes cidades.

Além disso, a parceria evoca a ideia de “internet das coisas”, sistemas e conexões para auxiliar tarefas sem a real percepção da existência de complexa tecnologia. As companhias citam os conceitos de comunicação carro a carro e integração carro-infraestrutura. De acordo com uma pesquisa do Departamento de Transporte dos EUA, esses sistemas podem afetar 81% de colisões, ajudando a reduzir danos materiais e físicos nas estradas.

Esses benefícios seriam possíveis por meio de aplicações que alertam o motorista sobre ameaças de acidentes, detectando carros ao redor, possibilidade de perda de controle da direção, bloqueio de avenidas, entre outras condições de trânsito. A plataforma será desenvolvida pelas três empresas em conjunto.

“Aplicaremos nossa experiência e tecnologia para ajudar montadoras, fornecedoras, empresas e consumidores a conectar veículos com a infraestrutura de sistemas de transporte inteligentes”, diz a nota divulgada pela Cisco. O acordo contempla o licenciamento exclusivo da tecnologia Cohda 802.11p para os chips da NXP.

Nesta semana, o Google também se mostrou atento às possibilidades do mercado deste segmento com o anúncio da parceria com a Hyundai e a Kia Motors. Os serviços de localização do gigante e de pontos de interesse, Maps e Places, serão integrados nos sistemas embarcados dos carros das montadoras para auxiliar a navegação.

Fonte: http://www.tiinside.com.br/04/01/2013/cisco-investe-em-empresa-de-wireless-para-sistemas-automotivos/ti/319217/news.aspx

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails