9 de mai. de 2013

Agora sou ... CCNA VOICE !!!



Hoje a tarde prestei o Exame 640-461 e passei com o Score de 976. Agora sou CCNA Voice !

Foram 70 questões numa prova com 120 minutos de duração (30 minutos a mais por não ser o Inglês meu idioma nativo). Não caiu nenhum cenário para mim, apenas questões de múltipla escolha e umas 3 questões de Drag and Drop (arrastar e soltar).

Para quem se interessa em conquistar este título, sugiro que foquem em seus estudos:


- Caracteristicas de dados, voz e video, bem como as diferenças entre estes serviços.

- Como reiniciar um telefone IP (diferenças entre reset e restart)

- Ground Start X Loop Start, conceito de Glare

- Comandos básicos para configuração do CUCM/CUCME (telephony-service, ephone, ephone-dn, etc)

- Caracteristicas básicas dos protocolos SCCP, SIP, H323 e MGCP

Como material de estudo, utilizei o Study Guide oficial do CCNA Voice escrito pelo Jeremy Cioara (muito bom por sinal, !), além de uma VM rodando o CUCM Não achei a prova dificil, na verdade, espera mais conceitos teóricos, no estilo da antiga prova de CVOICE, mas o Exame foca bastante na utilização prática do CUCM, CUCME e Unity, chegando mesmo a cobrar nomes de menus e opções usadas dentro destas ferramentas. Acho fundamental para o candidato ter contato com estas ferramentas para criar uma base sólida para o exame.

Abs,

2 comentários:

Sandro Leite Eduardo disse...

Parabéns Adilson,

Mais uma para sua coleção! rsrs

abs,
Sandro.

Tiago disse...

Adilson boa tarde, beleza ?

estou estudando para o CCNA VOICE, vou faze-la antes de ser tirada definitivamente em setembro, deixa eu tirar uma duvida com você se possível é claro, estou estudando com base neste Study guide também, que é ótimo, a parte de CME você rodou em um GNS3 ou estudou com um equipamento físico ?
Desde já agradeço, abraço, fica com Deus.

Att
Tiago Rodrigo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails