7 de mai. de 2013

USP instala a primeira rede acadêmica brasileira em 100 Gbps



(03/05/2013) - Assumindo novamente uma posição de liderança do cenário brasileiro, a USP estabeleceu em 26/04/2013 o primeiro canal de comunicação de 100 Gbps de sua Rede de Comunicação (USPnet), interligando o Centro de Computação Eletrônica (CCE-USP) ao Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica (LARC-EPUSP). Os equipamentos envolvidos nesta interconexão foram adquiridos pelo projeto denominado Conexão à Rede ANSP, financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que foi criado em 2002 e é anualmente renovado desde então.

A coordenação deste projeto FAPESP, durante o ano de 2012, foi exercida pelo Prof. Dr. Edson dos Santos Moreira, especialista em redes de computadores e docente do Instituto de Ciências e Matemática de São Carlos (ICMC-USP), quando atuou como assessor do então responsável pela Superintendência de Tecnologia da Informação da USP (STI-USP), Prof. Dr. Gil da Costa Marques. Mais recentemente, tal Superintendência foi assumida pelo Prof. Dr. Antonio Roque Dechen. A docente responsável pela implantação do canal de 100 Gbps no LARC-EPUSP foi a Profa. Dra. Regina Melo Silveira.

Segundo o Prof. Dr. Jaime Simão Sichman, diretor do CCE-USP que foi o órgão executor do projeto, trata-se de um marco importante na conectividade de rede da Universidade. “A USP foi pioneira na instalação de uma rede acadêmica de 10 Gbps, ocorrida em meados de 2003, quando interligamos o CCE-USP ao ponto de ligação do Backbone da Escola Politécnica. Agora, 10 anos depois, somos novamente pioneiros e conseguimos realizar uma ligação 10 vezes mais rápida novamente entre o CCE e a POLI.”

Até onde se tem conhecimento, este projeto é o primeiro a introduzir a tecnologia de 100 Gbps em uma universidade latino-americana. Nos testes de geração de tráfego realizados em 30/04/2013, obteve-se uma taxa de ocupação máxima de 99.58 Gbps.

No projeto, foram adquiridas quatro interfaces de 100 Gbps, o que possibilita a implantação de duas conexões nesta tecnologia. Confirmando o caráter inédito da iniciativa, o Sr. Claus Troppmair, representante da empresa Juniper Networks, fabricante dos equipamentos, informou que as quatro interfaces adquiridas pela USP são as únicas fornecidas pela empresa no Brasil até o momento.

A titulo de comparação, a nova tecnologia é 50 mil vezes mais rápido que o acesso em banda larga mais comum no Brasil (até 2 Mbps, segundo o estudo NetSpeed Report - IBOPE Nielsen Online de junho de 2012), possibilitando a realização de download de um DVD em menos de um segundo ou de um Blu-Ray em apenas 4s.

Esta iniciativa da USP é de suma importância para a área de ensino e pesquisa, pois atenderá aos desafios trazidos pelos novos paradigmas computacionais, tais como a computação em nuvem e o Big Data. Também possibilitará o uso na rede de aplicações de vídeo de ultra-alta definição, tais como 4K e 8K, respectivamente, 4 e 16 vezes a resolução das TVs Full HD atualmente existentes no mercado. Assim sendo, o investimento feito pela USP vai ao encontro das crescentes demandas por largura de banda.

Atualmente o enlace encontra-se em testes, com o apoio das empresas parceiras Padtec, JDSU e Juniper, para em seguida ser utilizado na interligação entre os Data Centers (IDCs) principal e secundário do ambiente de computação em nuvem da USP (Cloud USP).

Fonte: http://www.cce.usp.br/?q=cceinforma

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails