2 de ago de 2009

Capitulo 1 – Entendendo a Arquitetura de Redes Baseada em Serviços – SONA

A arquitetura SONA (Service Oriented Network Architecture) é abordada no CCDA e retomada logo no inicio dos estudos para a prova de ARCH. SONA se propõe a criar um modelo de infra-estrutura de rede “mais inteligente”.
Historicamente, o modelo de 3 camadas da Cisco sempre foi usado para o designer de Redes LAN e WAN:

Camada de Acesso: garante aos usuários acesso aos dispositivos da rede. Numa LAN, geralmente estamos nos referindo aos switches que levam conectividade a Servidores e estações de trabalho. Numa WAN, aos equipamentos que provêem acesso a sites remotos ou teleworkers.
Camada de Distribuição: Agrega diferentes segmentos de rede da camada de acesso e isola problemas num ambiente LAN, assim como WAN, provê Conectividade baseada em Política. Serve como uma couraça protetora para o backbone, pois ACLs, Firewalls, IPS, IDS e outros mecanismos de controle se encontram nesta camada.
Camada de Núcleo (backbone): projetada para promover a comutação de pacotes o mais rápido possível, prioriza alta disponibilidade, escalabilidade e rápida convergência.
Um exemplo de uma Rede Hierárquica em 3 camadas é mostrado abaixo:

O modelo de 3 camadas entretanto, preocupa-se mais com a escalabilidade da rede e foca a infra-estrutura, e não os serviços que irão utilizar esta infra-estrutura. Cisco SONA procura combinar produtos, serviços e a experiência da Cisco e seus parceiros em soluções que otimizem objetivos de negócio.

Camada de Infra-estrutura de Rede: Nesta camada todos os recursos de TI são interconectados numa rede convergente, independente da localização física. O objetivo para os clientes nesta camada é ter conectividade a qualquer momento em qualquer lugar
Camada de Serviços Interativos: Permite a alocação eficiente de recursos para aplicações e processos de negócios entregues através da infra-estrutura de rede. Exemplos de Serviços de Infra-estrutura são identificação, mobilidade, armazenamento, segurança e voz.
Um serviço de infra-estrutura pode usar múltiplos serviços de rede como no caso de voz, que necessita de QoS e Segurança
Camada de Aplicação: define aplicações colaborativas para atender aos requisitos do negócio. Exemplos destas aplicações são Mensagens Unificadas, IP Phone, Vídeo Delivery e Conferencing.

Ou seja, devemos definir:
1)Qual a Infra-estrutura necessária para garantir a Conectividade
2)Quais os Serviços necessários para garantir a gerência e a manutenção da Infra-estrutura da rede
3)Quais são os serviços necessários para atender os requisitos de negócio do cliente

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails