17 de ago. de 2009

Rode o GNS3 a partir do PenDrive !!!

Olá PessoALL,

Já fazia um tempo que ouvi falar do Dynaslax mas só agora pintou a necessidade de usá-lo. Trata-se de uma pequena Distribuição Slackware que já nos traz o Dynamips/Dynagem e/ou o GNS3 instalado, tendo a opção de usa-lo num PenDrive para inicializar direto de um Pc.

Mãos a obra:

1) Baixe a ISO do Dynaslax que vc vai usar do site:
http://www.gns3-labs.com/wp-content/uploads/2008/misc/dynaslaxgns3.iso

2) Grave o conteudo da ISO em um PenDrive (aproveite para inserir também na midia removivel as imagens de IOS descompactadas que vc vai usar !)

3)Reinicie o PC estando certo de que o boot pelo PenDrive é a primeira opção definida no setup da máquina, a tela abaixo deverá ser carregada:



4)Escolha a primeira opção no menu para iniciar em modo gráfico o DynaSlax

5) Após a área de trabalho ter sido carregada, clique no ícone RunThisFirst (ele criará os links simbólicos necessários para o funcionamento do GNS3)



6) Clique no icone GNS3

7) No assistente de configuração, defina o local onde está o executável do Dynamips (diretório dynalive na própria área de trabalho) e o local onde vc gravou inicialmente os IOS a serem utilizados.

Pronto !!! Agora é só usar, a tendência é ser mais leve do que no Windows e não fritar tanto a CPU como no ambiente Microsoft.

Abs,

Referências:
http://blog.ccna.com.br/2008/11/20/dynamipsgns3-sem-precisar-instalar-nada/

Um comentário:

ClaudeOliver disse...

Nos coloca face-to-face com um Roteador, experiência na prática em configuração.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails