11 de mai. de 2010

Desvende os mistérios da NSA !

Muito tenho ouvido falar da NSA nos últimos tempos. A Agência de Segurança Nacional é o orgão do governo americano que há mais de meio século cuida da Segurança da Informação nos USA. Citada no livro Fortaleza Digital, de Dan Brown (o mesmo autor de O Código da Vinci), há boatos de que a agência obriga as grandes empresas americanas como o Google a deixar portas abertas para monitoração (o que seria a real motivação do ataque chinês a rede da empresa).

O fato é que para receber algumas Certificações na área de segurança como o CCSP da Cisco, os profissionais devem aceitar um termo de confidencialidade da própria NSA, o que leva a crer que a agência pode cassar a certificação do profissional que atue de modo indesejado.

Bom, Teorias da Conspiração 'a parte, a NSA disponibiliza um material muito interessante em seu site. Há um museu da Criptografia para os interessados no assunto e para os Ciscomaníacos de plantão, uma coletânea de valiosos documentos:

O Guia de Configuração de Segurança para Roteadores Cisco é um documento da NSA que sugere as melhores práticas para promover o hardening (fortalecimento) das configurações de seus roteadores e evitar ataques e invasões. Muito bom !!!

Confiram o material no link acima e postem aqui suas impressões sobre ele.

Visitem também:

http://www.nsa.gov



4 comentários:

Adilson Florentino disse...

Há também Guias de Configuração para fazer o Hardening de Sistemas Operacionais, Banco de Dados, Equipamentos Wireless, Telefonia IP, Descarte de Midias e muito mais !

Confiram em:
http://www.nsa.gov/ia/guidance/security_configuration_guides/index.shtml

Adilson Florentino disse...

Nosso amigo Gustavo Lima, que já trabalhou e morou nos USA, fez um comentário interessante:

Todos os equipamentos de Segurança no mercado americano passam pelo crivo da NSA !

Eu me lembro de ter visto uma advertência nas mensagens de boot de um equipamento Cisco de que a venda de um produto com features de Segurança era controlada e restrita a paises "amigos" (como o Irã e a Coréia do Norte, por exemplo).

Unknown disse...

Boa tarde adilson, o link não estava acessando.Dai fui tentando entrar no site e acho que o link correto é esse
http://www.nsa.gov/ia/guidance/security_configuration_guides/cisco_router_guides.shtml

Muito boa a informação...
grande abraço

Adilson Florentino disse...

Oi Kim,

Acertei o link, tinha um http:/ a mais !

Obrigado !

Abs,

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails