25 de mai. de 2010

Visita as instalações da IBM em Hortolândia


Na próxima quinta-feira, 27/05/2010, eu e um grupo de professores do IF-SP - Instituto Federal de Educação Tecnológica e São Paulo (antigo CEFET, mais conhecida como Federal) vamos conhecer as instalações da IBM em Hortolândia, o lugar onde mais se fala inglês em São Paulo.

Há planos do Governo Federal em abrir uma escola técnica na região e ai onde entra o IF-SP (e a mim por tabela) na preparação para a mão-de-obra necessária para a empresa. A idéia é levantar que soluções IBM podem ser abordadas no curso.

Quando eu estava fazendo Pós-graduação, tinha alguns professores que trabalhavam no Projeto de Convergência entre a Arquitetura de Redes IBM SNA e o nosso velho conhecido TCP/IP. Eu particularmente nunca mexi com isso. Como a arquitetura proprietária de Redes da IBM foi criada nos anos 70, apenas alguns grandes clientes como Bancos e Orgãos Governamentais mantém este dinossauro vivo. Mas eu gostaria de saber o quanto isso ainda é relevante para essas empresas e ter acesso a estes Mainframes.

Como a IBM também tem algumas soluções de segurança para Single Sign-ON (identidade única), Data Loss Prevention (Prevenção de Perda de Dados) e Servidores (com Sistemas Operacionais UNIX/LINUX), estou curioso para ver o que irei encontrar.

Gerência e Monitoramento de Redes via IBM Tivoli também poderiam ser abordado em Conectividade e Segurança. Após a visita na quinta posto pra vcs o que achei do lugar.

Alguém ai já conhece a IBM em Hortolândia ???

5 comentários:

Elson Júnior disse...

Trabalhei lá por 2 anos na área de Service Level Management.
A estrutura da IBM(assim como o mundo IBM lá dentro) é fascinante.
Vale a pena conhecer!

gustcol disse...

Trabalhei na IBM durante 4 e meio. Ficando dedicado em Hortolândia durante 6 meses. GR, calor, volta olímpica, as corujas são algumas lembranças de lá. O mar de gente nem se fala.

Elson Júnior disse...

kkkkkkk...verdade gustcol...a volta olimpica era de lei pra muita gente...

Adilson Florentino disse...

Corujas Gustavo ??? Quer dizer que vc viu as corujas na IBM e se inspirou nelas ? E se tornou o Coruja de TI !

Pensei que estas coisas só aconteciam nos quadrinhos com o Batman e tals ... rssss

Pelo visto, a visita a Hortolândia promete !

Adilson Florentino disse...

Então PessoALL,

Hoje fiz a visita a "Cidade IBM Hortolândia", (ou Tech Town)mas foi uma reunião mais politica que técnica. Numa rápida passagem pelas Instalações o que achei mais legal foi a infra de eletrica que sustenta o lugar, com autonomia de 72 horas caso o fornecimento da CPFL pare e o galpão do antigo chão de fabrica, que agora fabrica negócios e não mais componentes eletrônicos.

Números que impressionam: link de 1,5 Terabits, 14 operadoras presentes no local.

Hoje, mais de 60% do faturamento da IBM é proveniente de prestação de Serviços.

Isto é o futuro !!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails