4 de fev. de 2011

CLI versus GUI

Interface Gráfica ou Linha de Comando ? Qual a forma mais eficiente de configurar um Router Cisco ?

Confesso que sou da geração que aprendeu Informática numa telinha escura do DOS com um enigmático prompt esperando a digitação dos comandos. Quando comecei a trabalhar com Roteadores fiquei encantado com a praticidade e eficiência de se entrar com os comandos e descobrir os parâmetros com o uso da ?

Naquela época, nem imaginava que iria existir uma interface como o SDM (Security Device Manager) para automatizar as tarefas de configuração. Acho muito mais prático entrar com os comandos do que ficar procurando opções nas telas de uma interface gráfica.

Imagine que vc tenha que instruir alguém a realizar uma configuração básica num equipamento Cisco. Vc tem 2 opções:

Via GUI: Copie cada uma das telas necessárias para a configuração, demonstrando onde clicar em cada tela (haja CTRL+C CTRL+V).

Via CLI: Basta digitar meia dúzia de comandos e enviar o script por e-mail

É claro que há algumas configurações, principalmente as que envolvem VPN e criptografia, que geram muitas linhas de comando e, sem a interface gráfica, ficaria muito cansativo a digitação mas, para a maioria das tarefas, ainda me sinto mais a vontade com a linha de comando (coisa de velho, sabe como é ? rs rs rs).

E vc, gostaria que um dia a Cisco abolisse o interpretador de comandos e utilizasse apenas o Web Browser para editar a configuração ?

Há uma discussão como essa no site abaixo:
http://packetlife.net/blog/2010/oct/25/why-engineers-prefer-cli/


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails