22 de jan. de 2013

Adquirir experiência primeiro ou já encarar o CCNP ?


Tirar o CCNP sem ter experiência de campo ajuda ou atrapalha a carreira do CCNA recém-formado ???
Vários jovens em início de carreira já me fizeram esta indagação. Eu diria que a ordem natural das coisas seria:

1) Tirar o CCNA
2) Adquirir um emprego na área e ganhar experiência (e dinheiro ! rs rs rs)
3) Tirar o CCNP ( e ganhar mais dinheiro, é claro ! ;)

Mas o que as vezes ocorre é que nosso jovem CCNA, ainda viciado em estudar para Certificação, quer "aproveitar o embalo" e ir pra cima das provas de Route, Switch e Tshoot, galgar mais um degrau na pirâmide Cisco e se destacar dos demais.

Acho louvável este entusiasmo, mas tenho receio de que, via de regra, isto vai mais atrapalhar do que ajudar nosso herói. Sabemos que um aluno bem dedicado conseguirá o título de CCNP, ainda que nunca tenha trabalhado na área, mas o quanto ele irá se beneficiar disto ?

O único título que vale por si só é o CCIE, e eu duvido que alguém sem experiência o conquiste (principalmente a Prova PRÁTICA !). O título é como um cartão de crédito e a experiência é o saldo que vc precisa ter na conta para honrar seus compromissos.

O recrutador com certeza irá preferir um CCNA com experiência do que um CCNP teórico, por várias razões:

1) Provavelmente o portador do CCNP irá querer ganhar mais ! (e poderá ficar insatisfeito com o salário de CCNA)
2) Mesmo que não tenha sido o caso, desconfia-se que o título CCNP tenha sido adquirido com a ajuda de dumps (P4Sure, Testking e afins)
3) Existem problemas na vida real que não conseguem ser emulados com Packet Tracer, GNS3 ou IOU. Pular a fase de Associate e ir direto para o status Professional pode ser prejudicial, ao meu ver.

Se queimar neste pequeno mundinho de Redes e depois reparar sua imagem é como fazer xixi na piscina e depois querer separar a urina da água, não dá mais ...

Para quem quer seguir carreira acadêmica, sair da gradução e ir direto para o Mestrado e Doutorado é uma opção pessoal que dá resultado, mas para o profissional de campo, acho complicado pular etapas.

E vcs, o que acham ???

Abs,


6 comentários:

Wagner Pereira disse...

Sem a pretensão de dar uma resposta, mas tentando contribuir: sou um profissional de carreira em TI e que só agora, com mais de 30 anos, tento o CCNA. Não para melhorar salário, mas como uma conquista, uma meta alcançada. Acho que vale tudo: um jovem que tente uma certificação visando ganhar bem ou um cara mais velho querendo finalmente um título profissional, sempre haverá uma oportunidade para ambos, recrutadores com objetivos específicos e contratará ambos para ocupar uma posição. Principalmente no Brasil atual.

Adilson Florentino disse...

Concordo com vc,

Talvez tenha me expressado mal.

Quando falei que o jovem CCNA deve ganhar algum dinheiro para depois tornar-se CCNP, não quis dizer que esta é a única motivação válida para certificar-se e sim que não é pelo simples fato de que alguém que se tornou CCNP este deva passar a pedir um salário de R$ 6.000,00 em suas entrevistas de emprego.

Certificar-se depois que já possui experiência é o esperado. No ano passado, soube do caso de um rapaz no RJ que tirou todas as Certs Cisco de nível Professional (CCNP R&S, Voice, Security, etc) com o auxilio dos Testkings da vida.

Não deu outra, passou por várias empresas num curto espaço de tempo e queimou-se em todas.

Resultado: Hoje atua como taxista para sustentar a familia.

Não adianta ir com muita sede ao pote, ninguém constrói um prédio sem um bom alicerce.

Abs,

WOS disse...

No meu caso tirei o CCNA mas até o momento não consegui emprego na área, gostaria muito de ter a expêriencia em campo, mas infelizmente não dão muita oportunidade pra quem só tem o CCNA, então comprei os livros CCNP para estudar e ver se tiro a certificação CCNP para quem sabe eu consigo um emprego na área.

Unknown disse...

Adilson, concordo plenamente com tudo que foi dito, e acho sim que existem etapas. Por exemplo, tirei o ccna em 2010 e agora estou estudando pro ccnp, depois de quase 2 anos trabalhando mt na área. Entre 2010 e 2013 aprendi coisas na prática que acho que se eu tivesse pulado etapas, com certeza teria queimado meu filme, assim como penso do ccie. Tudo na vida tem sua hora, no caso das certificações ccxx eu acho mesmo ideial vc ir adquirindo elas de acordo com sua experiência, uma vez que o mercado encherga mais elas do que sua experiência propriamente dita.
Kim Rondon

D13G1NN disse...

Muito legal o artigo.
Acredito que "ganhar mais" não deva ser a única motivação para se tirar uma certificação.
Ter um salário melhor é consequência do esforço de aprender e sem aprimorar sempre.
Acabo de realizar meu treinamento para a prova 640-802 pelo curso adv, www.cursoadv.com.br
Estou muito confiante que passarei e tirarei minha certificação.
Minha maior motivação é querer me tornar um profissional mais completo, e as certificação são meios para demostrarmos que realmente possuímos o conhecimento.

Unknown disse...

Galera,

Concordo com o texto quando fala que, é melhor ter um CCNA na prática (experiencia) do que um CCNP na teoria. Eu particularmente tenho CCNA e o CCNP Switch. Atualmente estou muito bem empregado, com salario dentro da faixa (R$6.200). Poderia ser mais, porém poderia ser menos também né rsrsrs..

Minha recomendação é: Tirem o CCNA, procurem uma vaga em Redes (De preferencia em operadora), pois trabalha muito a parte de Route por lá (Infelizmente eu não tive a oportunidade de trabalhar a fundo com Route, porém meus conhecimentos em Switch é bastante elevado). Após isso, estudem para o CCNP.

O crescimento profissional, gera crescimento financeiro, é natural. Portanto, nunca devemos parar de estudar galera. Meu próximo passo será o CCNP Route, depois CCNP TShoot.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails