21 de jun. de 2014

Facebook cria hardware open source que pode desbancar Cisco

O Facebook já deixou de ser uma empresa exclusivamente de software; após lançar, com a HTC, um "Facebook Phone", e a compra da Oculus VR, dá para perceber que empresa está entrando no mercado de hardware, que é altamente competitivo.

A empresa não tem, entrentanto, o intuito de ganhar dinheiro com vendas, mas de economizar em infra-estrutura e, de quebra, ainda pode desbancar a Cisco, fabricante de produtos de rede profissionais.

A rede anunciou o lançamento do Wedge, desenvolvido dentro do OCP (Open Compute Project), um tipo de switch ethernet que deixa funções como segurança para serem gerenciados por software fora do dispositivo, o que diminui o custo dos switches e os torna mais fáceis de utilizar. Segundo Mark Zuckerberg, apenas com a criação do Wedge, a empresa já economizou US$ 1 bilhão.

Atualmente, a Cisco domina o mercado de switches, vendendo hardware proprietário para servidores. No entanto, estima-se que as margens de lucro da empresa sobre seus produtos seja de mais de 60%, o que suscita em outras empresas a vontade de se desvencilhar da marca para projetos de grandes servidores e sistemas de rede.

O verdadeiro risco à Cisco vem do fato de que os produtos do OCP são open source, ou seja: qualquer outra empresa pode copiar o projeto, modificar o que for necessário, e contratar alguém para fabricar os novos produtos feitos sob medida. Isso pode ser um grande golpe contra a dominância da Cisco no mercado.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/42657/42657

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails