21 de ago. de 2009

Internet Lenta ??? A culpa é nossa !!!


Quem mandou usar tudo o que contratou ? Nos últimos anos, o número de clientes do Speedy cresceu duas vezes, mas o tráfego de dados no mesmo período cresceu sete vezes!!!
O objetivo do "novo Speedy" é conquistar clientes nas classes C e D, com máquinas e necessidade de banda bem mais modestas que os comilões das classes A e B.
Acessar e-mail, fazer uma pesquisa escolar no google ou, na pior das hipóteses, fazer o upload de uma foto no Orkut, tudo bem, mas gerar tráfego pesado, nem pensar !!!

"A responsabilidade recai justamente sobre as classes A e B, que debulham seus links com torrents, músicas e muito vídeo. Quando as elites decidem baixar Homem-Aranha 3 em resolução suficiente para rodar o arquivo em seu LCD de 42´´´, não há fibra óptica que aguente."
Referência: http://br-linux.org/2009/speedy-internet-lenta-e-culpa-das-elites/

Para conter estes usuários sedentos por banda, medidas drásticas devem ser tomadas com o objetivo de garantir 'a população mais pobre o acesso a Rede:

Garantia de 10%: Alguém já leu a cláusula do contrato de adesão do Speedy que garante apenas 10% do link contratado ?

Bloquear portas baixas: já ouvi inúmeras reclamações de usuários do serviço que não conseguiram disponibilizar serviços em portas baixas (< 1023).

Filtros para tráfego P2P: esta semana um aluno do curso de Ciências da Computação na UNICID estava me falando que tem a banda disponivel para download via Torrent/Emule bem menor usando Speedy do que com outro serviço de banda larga.

Cotas para Download: esta já é uma discussão antiga, limitar por qtde de arquivos e/ou qtde de KB o download de arquivos (será que o novo Speedy já virá assim ???).

O pior é que, quando o serviço fica indisponivel, é muito dificil mensurar e provar qual o real prejuizo causado pela falta do Serviçopara cobrar da Operadora judicialmente. Afinal, o Speedy não é um serviço essencial (por contrato)

E ai, será que estou exagerando ??? Acho que isso interessa ao pessoal do blog QUEREMOS RESPEITO.

Leia também: http://br-linux.org/2009/speedy-internet-lenta-e-culpa-das-elites/


Abs,

7 comentários:

Adilson Florentino disse...

PessoALL,

Conversando com os alunos aqui de Ribeirão, duas informações interessantes:

Limite de Download na NET: apenas 10Gb por mês

Speedy Home --> bloqueio HTTP de entrada (mesmo alterando a porta 80 para qualquer outro numero, o bloqueio persiste).
Segundo o Reginaldo, tráfego FTP de entrada passa (por enquanto !!!)

MBORILE disse...

Usem Torrent com suporte a criptografia!! ;)

Adilson Florentino disse...

Legal Mauricio !!!

Procurei no google e achei um blog que fala sobre diversos Torrents com suporte a Criptografia e outras técnicas para burlar o Traffic Shapping definido pelas operadoras:

http://www.umtudo.com/como-burlar-o-traffic-shaping-2/

Obrigado !!!

Adilson Florentino disse...

Por favor, desculpem minha falha:

É Marcus Vinicius e não Mauricio !

Abs,

Thiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago disse...

Olá, Adilson!
Já cancei de ler o contrato do Speedy, não há cláusula de limite de 10%. Qualquer atendente alega isso, mas peça para o mesmo lhe falar a cláusula, mudam o assunto.

Imagine comprar um carro com 200 cv e o vendedor falar que só garante 20 cv durante o uso.

Em uma pesquisa, a conexão de Internet brasileira foi considerada a pior do mundo, verdade que infelizmente podemos comprovar.
(veja reportagem)

Testes utilizando o DreaMule e não acessando nenhuma página http, ele mantem-se estável, mas não com velocidades obtidas em testes há 6 meses. Ao primeiro acesso a um site, a velocidade cai drasticamente até chegar a 0 kB/s.

Testes com o µTorrent, não funcionam há pouco mais de 6 meses.

Thiago disse...

Olha a reportagem que encontrei.
É de abril de 2008, mas infelizmente continua beeemmm atual.

Abraço!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails