15 de dez. de 2009

Ainda sou ... CCNP !!!



Ufa !!! Essa foi por pouco !!!

Ontem, dia 14/12/09, completaram-se exatamente 3 anos que eu havia concluido as 4 Provas do CCNP e conquistado o título (parece que foi ontem). Para renovar a Certificação, é necessário passar em qualquer Prova 642. Se vc não renova, tem que começar da estaca zero: refazer a Prova de CCNA e todas as 4 Provas do CCNP.

Como todo bom brasileiro, deixei a Prova pra última hora, felizmente, deu tudo certo, como vcs podem conferir no Report. Prestei a 642-901, considero uma Prova Dificil, cheia de pegadinhas, e resolvi colocar neste Post tudo o que mais me chamou a atenção no exame:

3 Cenários: Uma redistribuição entre IS-IS e EIGRP (que já havia caido na minha primeira Prova há 3 anos atrás). 1 Virtual-Link OSPFv3 com problemas para acertar (detalhe, para ganhar a pontuação máxima, além de configurar o enlace corretamente deve-se excluir os comandos da configuração incorreta, com "no") e um cenário EIGRP com um comando EIGRP STUB incorreto que impedia a propagação de uma rede local para um vizinho, além do uso do comando ip summary-address eigrp na serial deste vizinho para reduzir a tabela de rotas.

Auto-configuração de um Switch com o uso do comando IP Helper Address. Acesso a Servidores DHCP, DNS e TFTP em outro segmento de rede

DHCP com múltiplos escopos com sub-redes sobrepostas configuradas. ex: 10.0.0.0 255.255.0.0 e 10.0.1.0 255.255.255.0. Gateway e DNS-Server diferentes em cada escopo

Grupos de questões em Flash: 3 questões baseadas na saida um comando show ip eigrp topology all-links que pedem para analisar quais rotas são inseridas na tabela de roteamento, quais estão diferentamente conectadas e quais tem feasible sucessor.

Questões baseadas em Plano de ação: 2 questões tinham um roteiro pré-definido para a implantação de uma rede OSPF prevendo a configuração, teste do link, autenticação e etc. O objetivo era verificar se havia algum outro passo importante a ser colocado no Plano (estilo CCDA, nunca havia visto questões assim no BSCI).

Questão com tunel GRE e Criptografia --> Achei meio deslocado do conteúdo do exame, já que estes assuntos são abordados no ISCW.

Route-maps filtrando tráfego na redistribuição entre um protocolo e outro e na atribuição de diferentes valores de local preference e MED (BGP).

Uso do comando variance para inseir na tabela de rotas múltiplos caminhos com custo desigual.

Tipos de rotas OSPF permitidas e não permitidas em redes stub, NSSA, totally stub, totally NSSA.

Bom, do que eu me lembro, é isso. Aconselho aos Instrutores de plantão que vão prestar a 642-901 até março que estudem e se preparem bem !

No que eu puder ajudar, estou a disposição !!!

Grande abraço !!!

3 comentários:

Renato A. Silva disse...

Boas dicas.... estarei prestando a prova em JAN/2010.

Adilson Florentino disse...

Boa Sorte na Prova Renato !!!

Mais uma dica: Procure fazer os cenários no Dynamips/GNS3. Cai muita coisa que não tem nos Testkings e Pass4sures da vida !

Abs,

ClaudeOliver disse...

Parabéns e mais uma vez, já era esperado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails