19 de dez. de 2009

Planet Lab na RNP

O Planet Lab é um laboratório virtual para experimento de novas tecnologias e protocolos de rede. Foi inaugurado em 2002, tendo a Intel, a HP e o Google como parceiros, e hoje possui mais de 900 nós abrigados em 470 endereços, proporcionando o desenvolvimento de projetos em redes que dificilmente poderiam ser montadas em instituições comuns. Com isso, constitui um grande veículo de distribuição de aplicações e permite que organizações entrem em contato com o ambiente de outros órgãos e pesquisas do mundo todo.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) entrou como parceira do projeto em 2004, com a implantação de três nós nos pontos de presença (PoPs) da rede Ipê no Rio de Janeiro, no Ceará e no Rio Grande do Sul. Os seis equipamentos instalados nos PoPs (dois para cada um) foram cedidos pela Intel.

A RNP possui um conjunto de slices no Planet Lab, para serem distribuídas entre os seus usuários. A partir de um slice, tem-se acesso a todos os nós que compõem a rede do Planet Lab.

Cada slice tem dois meses de duração, renováveis. Nos slices, cada usuário coloca suas aplicações e monta sua própria rede, conectando-se a outros nós espalhados pelo mundo. As instituições usuárias da rede acadêmica brasileira podem ter acesso a esse ambiente através da RNP, submetendo uma proposta de projeto.

Como os recursos são limitados, os pedidos serão avaliados pelo Laboratório Nacional de Redes de Computadores (Larc). Uma vez aprovados, será gerado um slice para hospedar o projeto. Poderão ser criadas, no mesmo slice, quantas contas forem necessárias, a fim de que outros participantes possam também trabalhar neste ambiente.

Antes de submeter seu projeto, conheça melhor o Planet Lab:

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails