13 de dez. de 2009

Entropia e Cabeamento Estruturado !


A entropia (do grego εντροπία, entropía) é uma grandeza termodinâmica geralmente associada ao grau de desordem. É um eufemismo, uma forma bonita, polida de mensurar o caos, a zona em que o cabeamento estruturado da sua empresa se encontra:

É impressionante ver que grandes empresas, até mesmo multinacionais de renome, gastam milhões para criar sua infra-estrutura de rede e acabam por deixar seu cabeamento no mais completo caos.

Fazer uma simples manobra pode ser uma tarefa quase impossivel em meio a toda esta bagunça. Esta porta no Patch corresponde a que ponto mesmo ? O papel colado com durex na ponta do cabo se soltou !!!

Cinta de Velcro ? Etiquetadora ? Anilhas ? Isto não é pra cabeamento de macho. Quando muito, usar uns "enforca-gato" e pronto !!!

No exterior, uma das certificações mais valorizadas na área de TI é o RCDD, uma espécie de CCIE em Cabeamento, da BICSI (que, pelo que eu sei, abandonou suas operações no Brasil). Tinha um professor da pós que era RCDD e ele disse que teve aulas até de como guardar e transportar suas ferramentas de trabalho. Aqui, infelizmente, temos a cultura de que lançar cabos é coisa de peão e é mais fácil pagar pro "seu Zé", um eletricista aposentado, passar os cabos. Pagar mão-de-obra especializada para quê ???


Afinal de contas, até arame farpado transmite em redes Ethernet e qualquer um que decore a norma "A" e a norma "B" (ou as leve anotadas num papelzinho dentro da carteira) pode passar cabos tranquilamente. Não é mesmo ???

Falta um ponto de rede ? É só desligar um que é pouco usado. Rápido e prático, o duro é se algum dia tiver que conecta-lo de volta.

Mas felizmente, este "efeito espaguete" não esta presente em todas as Empresas. No Blog "Byte que eu Gosto" (masoquista não ???) o Post "O Estado da Arte em Cabeamento Estruturado" mostra fotos de Infra de Redes que são um primor (bem diferente das que exibi acima !).

Confiram em:

http://blog.bytequeeugosto.com.br/o-estado-da-arte-em-cabeamento-estruturado/


Comparem as fotos e vejam a diferença !!!

3 comentários:

MBORILE disse...

impressionante!! tanto o lado negro como o lado correto das coisas..que bom que nem todos se perderam.

Unknown disse...

Nossa! Que infra, que hacks. Como esta tudo bem organizado rs. Apesar que se eu pegar um serviço de grande porte não deve ser muito diferente. Preciso me especializar na área. Sera que o autor do blog pode me ajudar? Me mudei a pouco pro RJ e quero um bom curso de Cabeamento Estruturado, me indicaram o curso adv www.cursoadv.com.br vc acha que vale o investimento?

Adilson Florentino disse...

Laura,

Eu não conheço esta empresa e também não tenho referências de Centros de Treinamento no RJ que ofereçam este curso.

Uma sugestão é procurar pelos cursos oficiais da Furukawa,geralmente muito bons e reconhecidos pelo mercado.

Abs,

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails