5 de fev. de 2011

A VPN e o Vinculo Empregatício


Como as Tecnologias da Informação vem alterando as relações de trabalho nas empresas ...

Há algum tempo atrás tive um problema com um pedreiro que estava fazendo uma reforma em minha casa. O dito cujo, além de não terminar o serviço contratado da forma como combinamos, ainda abriu um processo trabalhista exigindo ser registrado em carteira. As empresas de TI também passam por problemas semelhantes na contratação de terceiros, mas elas encontraram uma opção: Criar uma VPN para que o terceiro trabalhe a distância !

Sei de uma empresa que estava tendo muitos problemas com processos trabalhistas ao contratar programadores free-lancers. A solução foi pedir para o pessoal de Segurança da Informação liberar um acesso remoto via VPN por onde o terceiro pudesse fazer seu trabalho sem precisar colocar os pés na empresa.

Legal ! Nenhuma testemunha para ser arrolada num processo atestando que o Fulano ficava até mais tarde fazendo hora-extra. mSó esqueceram um pequeno detalhe: OS LOGS !!!

O número de terceiros trabalhando através desta VPN cresceu tanto que a empresa contratou os serviços de uma outra empresa apenas para gerenciar os acessos remotos (fico pensando se não teria sido melhor ter contratado os programadores ao invés de criar toda esta infra, enfim ...). Era necessário informar ao RH o número exato de horas trabalhadas a distância, bem como restringir o acesso do terceiro fora do horário de trabalho, exceto quando se realmente necessitava de horas-extras.

Fico imaginando um juiz que está em seu posto desde a época de Getúlio Vargas julgando uma causa destas, envolvendo teletrabalho via VPN. Será que há assessores em número suficiente e com conhecimento adequado para auxiliar o magistrado a tomar a decisão correta ??? Não sei não ...

Uma coisa é certa, a Política de Segurança da maioria da empresas ainda não está bem ajustada para mitigar todas as ameaças decorrentes de teletrabalho.

Hoje, a moda é reduzir custos, terceirizar, quarteizar tudo. Qual é o grau de comprometimento com a Segurança da Informação deste funcionários de terceiro ou quarto grau ???

5 comentários:

gustcol disse...

o buraco é mais embaixo aqui no Brasil, o profissional poderá alegar a súmula 331 do TST. Lembra do PJ nos anos 2000, todo mundo era PJ. As empresas acabaram com esse tipo de contratação devido ao governo Lula e devido aos processos trabalhistas.

We review the software to build your online business disse...

Tôi đã sử dụng trang web vpn này, bạn có thể tham khảo thêm
vpn软件

GearVPN disse...

Very good article, thank you for sharing, now more and more VPNs are used, and work, study and communication are inseparable. Recommend a good sharing site: vpn中国,回国 vpn

WallVPN disse...

Great article, thanks for sharing. I have used free VPNs before, but they are not easy to use, or can not be used at all, Panda VPN and Surfshark VPN is working fine so far. The price is relatively cheap. 香港VPN台湾VPN

adeeefew disse...

All of the top VPN排行come with industry-standard 翻墙软件security features like 256-bit AES encryption, a kill switch , protection against DNS, WebRTC, and IPv6 leaks, and a strict no-logs policy回国加速器 .

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails