10 de fev. de 2010

Arquitetura das famílias Catalyst 6000/6500 - Parte I

1.Arquitetura de Supervisor



Dois componentes são adicionados nos switches dessa família para funcionalidades de camada 3:

- PFC(Policy Feature Card – aka Data Plane): Utilizado para prover comutação de camada 3, QoS e ACL. Caso o PFC não tenha um route processor, não será possível efetuar comutação de camada 3.
- MSFC(Multilayer Switching Feature Card – aka Control Plane): É um componente que contém IOS e é baseado na performance do router 7200. Esse card contém um route processor que é necessário para que o PFC efetue comutação de camada 3.

Existem três modelos de Supervisor que podem ser encontradas nesses modelos de switches: 1A, 2 e 720. Cada modelo tem sua particularidade e pode ser combinado com diferentes versões de PFC e MSFC.

1.1 Supervisor 1A sem PFC: Nesse caso, o switch é basicamente de camada 2, não podendo efetuar comutação de camada 3 / 4, QoS nem ACL.
1.2 Supervisor 1A com PFC-1: Com o PFC-1, já é possível efetuar QoS de camada 3 / 4, ACL, flow cache, porém comutação de camada 3 somente poderá ser executada com o MSFC. A velocidade de encaminhamento chega até 15Mbps.
1.3 Supervisor 1A com PFC-1 e MSFC-1/MSFC-2: A diferença da MSFC-1 da MSFC-2 é a velocidade, pois as funcionalidades são as mesmas. Neste caso, já é possível utilizar route-cache para maior velocidade de transmissão. O primeiro pacote é analisado pelo route processor, e a layer 3 engine guarda a informação do flow no flow cache, podendo efetuar comutação de camada 3 nos próximos pacotes que se referem ao mesmo flow.
1.4 Supervisor 2 com PFC-2: A supervisor 2 já vem integrada o PFC-2. A mudança do PFC-1 para o PFC-2, é o dobro da velocidade, e mais ACLs que podem ser armazenadas em hardware. Porém, sem MSFC(route processor) não é possível gerar as informações de CEF(Cisco Express Forwarding) para comutação de camada 3.
1.5 Supervisor 2 com PFC-2 e MSFC-2: MSFC-1 não é suportado nessa supervisor, portanto MSFC-2 tem que ser usado. Nesse modelo é possível comutação de camada 3. Com esse modelo os pacotes são comutados a uma velocidade de 30 milhões de pacotes por segundo.
1.6 Supervisor 720: Já vem integrada com PFC-3, MSFC-3 e Crossbar Switching Fabric.


Depois postarei as outras partes. Se tiverem dúvidas ou críticas, por favor comentem!

Obrigado!

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Bruno obrigado pelas informações. Teria alguma informação sobre a familia Catalyst 2960 ?
abs

Bruno Silva disse...

Olá Alexsander,

Acredito que tenha bastante informação nos links abaixo a respeito dessa família:

http://www.cisco.com/en/US/prod/collateral/switches/ps5718/ps6406/product_data_sheet0900aecd80322c0c.html
http://www.ciscosystems.co.ck/en/US/products/ps6406/products_implementation_design_guides_list.html

se estiver procurando algo mais específico, me avise...

abraços!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails